13 de fev de 2009

Matéria no blog do Beto Largman publicada em 12/02/2009

Capoeira Legends: um marco na produção brasileira de games

Enviado por Beto Largman - Globo on line

Treze anos de obstinação. Seis anos de desenvolvimento. Um mergulho profundo na cultura brasileira. Estes são os ingredientes de uma saga que entra em uma nova etapa no momento da publicação deste post, quando acontece o lançamento oficial de Capoeira Legends – Path to Freedom, o primeiro game brasileiro para PC sobre o universo da arte marcial centenária. Eu tive o imenso prazer de visitar a Donsoft Entertainment há algumas semanas (confira o vídeo no final do post) para conhecer de perto os preparativos para o lançamento do jogo, um momento que acredito ser épico na produção brasileira de games.
Capoeira Legends não é um game qualquer: segundo André Cariús, CEO da produtora carioca responsável pela criação, o jogo, além de entreter, conta um pouco da história do Brasil e resgata o rico universo da capoeira brasileira. E para reproduzir as aventuras de personagens como Gunga Za e Mestre Vuê pelos arredores da cidade do Rio de Janeiro do século XIX, exaustivas pesquisas foram feitas ao longo de quatro anos. Toda a vegetação mostrada no game é uma cópia fiel da flora da mata atlântica da região. Os golpes de capoeira como a Queixada, a Armada e o Martelo foram desenvolvidos com uma riqueza de detalhes só encontrada em games de grandes produtoras internacionais. E tiveram de ser aprovados pelo Mestre Vuê, fundador da Escola de Capoeira Água de Beber, que deu consultoria ao projeto. A trilha sonora é toda original, gravada em sessões de capoeira e incrementada com sons da região da Serra da Estrela, incluindo cachoeiras e samples de canto de pássaros. Neste game Energia vira Axé e Magia é chamada de Mandinga.
Capoeira Legends é, na verdade, um universo de jogos em que Path to Freedom, o primeiro título, é dividido em 3 capítulos. O capítulo 1 acaba de ser lançado e neste game o jogador luta como Gunga Za, um jovem guerreiro cuja missão é defender o Mocambo da Estrela de fazendeiros e militares que buscam o poder a qualquer custo. Os capítulos 2 e 3 também serão lançados ainda em 2009. O mais legal é que a Donsoft é uma empresa 100% brasileira e 100% independente, desde a criação até a distribuição. O jogo sai simultâneamente em versões para o mercado brasileiro (em português) e internacional (em inglês).
A ideia original do game surgiu em 1996, quando André ainda era adolescente. Fã de sagas como "Guerra nas Estrelas", ele queria fazer um game sobre o universo cultural brasileiro. Após anos de tentativas sem sucesso, ele investiu não somente na parte técnica, que já dominava, mas também em gestão de negócios. Finalmente um time coeso foi formado em 2001, quando a Donsoft iniciou oficialmente suas atividades. Em 2003 o foco em jogos culturais foi decidido e o projeto de Capoeira Legends iniciado. Segundo Guilherme Xavier, sócio e diretor de artes e design, a Donsoft escolheu um modelo societário diferenciado que valorizou, com o mesmo peso, trabalho e capital investidos pelos sócios, para que a empresa pudesse manter seu corpo de sócios e colaboradores não-sócios. O clima é contagiante e eu acho que o jogo tem tudo para emplacar e tornar-se um case histórico na produção brasileira de games. Reitero aqui a sugestão que fiz ao pessoal da Donsoft de lançarem versões para o Wii ou Wii Fit assim que for viável, seria muito bacana praticar os golpes de capoeira, fazer exercícios físicos e jogar ao mesmo tempo. Detalhe: atualmente todos os membros do projeto dedicam-se à prática da capoeira. São eles:
Presidente e Fundador: André Cariús Diretor de Artes e Design: Guilherme Xavier Diretor de Tecnologia: Alexandre Bandeira Diretor Cultural e Científico: Jorge Ricardo Domingos Valardan Designers: Alberto Renzo, Mário Azevedo, Marcus Feital, Leonardo Pereira e Gabriel di Stasio Programadores: Vinícius Leite e Wellington de Oliveira Lead Tester : Rômulo Silva Consultoria de Capoeira: Mestre Vuê e Hugo Freitas
Desejo toda a sorte a esta equipe bacana e obstinada!
Saiba mais sobre o Capoeira Legends - Path to Freedom
Eu, no Twitter
Conheça o meu canal no Videolog
Veja o canal do Feira Moderna no YouTube

3 comentários:

  1. Cara Profª Rita, meus parabéns pelo post. Aliás, brilhante tem sido também todo o trabalho de Beto Largman. Capoeira Legends é mais uma importante contribuição para o ensino e o aprendizado de História. Viva a criatividade brasileira! Não deixe também de ler o meu post sobre História virtual. É isso aí. Um grande abraço!
    Profº Adinalzir Pereira (SaibaHistoria)

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esse jogo,
    ao mesmo tempo que você se diverte,
    você aprende e adquire mais conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Rita, obrigado pela menção ao post do meu blog. Prof. Adinalzir, muito honrado pelo elogio. Um grande abraço para os dois!

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.