26 de ago. de 2009

A outra história do Brasil

Escrita pelo humorista Jovane Nunes e lançada pela Editora Planeta:


Por que Tiradentes tinha uma barba parecida com a de Jesus Cristo se era militar, e militar não tem barba? Por que D. Pedro I, que era português, libertou o Brasil de Portugal? Por que o Brasil foi excluído das grandes guerras? Quem matou PC Farias? Essas e outras tantas perguntas são respondidas com muito humor no livro A outra história do Brasil - A versão desavergonhada e sem cortes que explica tudo, lançamento da Editora Planeta.
A outra história do Brasil mostra o lado cômico da história do país sob o ponto de vista de Jovane Nunes, ator e redator de programas da TV Globo e da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo. É um convite para entender como tudo começou sem parar de rir, como na versão do escritor para a carta que "Pero Vaz de Caninha" escreveu, comunicando a descoberta das terras brasileiras: Pero Vai de Caninha, barman da frota de Cabral, mesmo embriagado, redigiu esta carta ao rei D. Manuel I para lhe comunicar as peripécias do cruzeiro marítimo que acabou no descobrimento de novas terras. Datada de 1º de maio de 1500, em Porto Seguro, este é o primeiro documento etílico escrito da nossa história.
A partir daí, a história segue em mais 12 capítulos (são 13 no total), com divertidas ilustrações criadas pelo ator e designer da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo Welder Rodrigues, que faz o personagem Joseph Climber e fez o Jajá no Zorra Total. A outra história do Brasil é também um absurdo estudo antropológico e sociológico do nosso país. No capítulo sobre as Capitanias hereditárias, o autor filosofa sobre a política do país: Com o Brasil já descoberto, o que dava a Portugal um enorme pedaço da América, o rei de Portugal, D. João III, deparou com a mesma dúvida que Lula teve ao assumir o governo: o que fazer com isso?.
Depois temos a velha república, a ditadura militar, o governo Sarney, até chegar e finalizar a história em Itamar Franco. E é aí que surge a dúvida: por que o livro parou no governo Itamariano? O próprio autor esclarece, divertindo-se: "De FHC e Lula há tanta história cabeluda, clubes de pizza, tapiocas e marmeladas, que esses 16 anos merecem um gigantesco livro".

Saiba mais
Jovane Nunes é ator e interpreta o personagem Zeca Pimenteira no programa Zorra Total (TV Globo). É também redator da TV Globo. Trabalhou nos programas Sai de Baixo e Fantástico. É um dos integrantes da Cia. Os Melhores do Mundo, grupo de comédia de Brasília, que tem viajado o Brasil com alguns dos espetáculos mais vistos dos últimos anos.
Já Welder Rodrigues é ator e designer, também integrante da Cia. Os Melhores do Mundo.
Com informações da Ascom/Editora Planeta in www.ogirassol.com.br.

Um comentário:

  1. Oi, Rita!

    Indiquei o seu blog para receber um selo de reconhecimento. Passa lá no Saiba Historia, pegue o selo e indique mais 10 pessoas para recebe-lo.

    Abraços! :-)

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.