25 de mar. de 2010

Exposições no Museu Histórico Nacional

Atenção alunos, uma boa oportunidade para realizar um passeio didático e ampliar horizontes.
Museu Histórico Nacional
Em cartaz, Exposição Portugueses no Mundo
A partir de 17 de março de 2010 Exposição de longa duração Portugueses no Mundo, destacando o período da União Ibérica, quando Portugal e Espanha foram governados pela mesma Coroa, a presença francesa e holandesa no Brasil dos séculos XVI e XVII, a expansão territorial da então colônia, a exploração do ouro e do diamante nas Minas Gerais e seu reflexo na estética do Barroco, com o aumento do número de Igrejas, irmandades e produção de imaginária religiosa cristã.
Uma linha do tempo ilustrada apresenta as riquezas da terra, desde o ouro até o petróleo a ser extraído do pré-sal. E Mais:
  • A exposição Farmácia Homeopática Texeira Novaes, com uma nova museografia, que ressaltará a beleza da farmácia de 1847. A farmácia funcionou no centro do Rio de Janeiro até 1983, quando foi desmontada e preservada pela Fundação Roberto Marinho. Em 1987 foi doada ao Museu Histórico Nacional. 
  • A exposição Oreretama, que aborda a pré-história brasileira e os habitantes da terra antes da chegada dos europeus.
  • Acervo contemporâneo, como obras em 3D de Vergara sobre as Missões Jesuíticas. 
  • Maquete de um engenho de açúcar do artista popular Antonio de Oliveira
Destaque: Leitura da "Carta de Caminha" na voz do inesquecível Paulo Autran.
ATENÇÃO: Em outubro desse ano a inauguração oficial de todo o circuito de exposição de longa duração do Museu Histórico Nacional, que estará concentrado no segundo andar (exceto a exposição sobre meios de transporte), liberando as galerias do térreo para receber exposições temporárias, inclusive as internacionais.
Para agendamentos de visitas livres ou mediadas para público escolar
ligue para 21 2550-9260/9261 ou mhnatividadeseducativas@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.