15 de abr. de 2010

ATENÇÃO! QUEM VAI PARTICIPAR?


Olimpíada de Português dará PC e impressora a 20 melhores redações do Brasil. Poderão participar alunos de escola pública da 4ª série do ensino fundamental ao 3º do ensino médio; tema dos textos é “O lugar onde vivo” As inscrições serão feitas nas escolas, que deverão selecionar os melhores textos até 16 de agosto. O MEC estima que 9 milhões de estudantes participarão.

Serão avaliadas quatro categorias de texto. Alunos de 4ª e 5ª séries (5º e 6º anos nas redes que já adotaram o ensino fundamental de 9 anos) deverão escrever poemas. Para 6ª e 7ª séries, Memórias. Participantes da 8ª série e 1º ano do ensino médio deverão escrever Crônicas e, finalmente, estudantes dos 2º e 3º anos do ensino médio farão Artigos de Opinião.

Cada escola pública (municipal, estadual ou federal) selecionará um representante de cada categoria. Em cada cidade, de um a quinze textos, de acordo com o tamanho do município, serão escolhidos e enviados para a etapa estadual.

PRÊMIOS: Os 500 alunos semifinalistas (125 categorias) e seus professores viajarão para uma
capital do Brasil, de acordo com a categoria em que estão inscritos. Os encontros serão nestas cidades:

- Fortaleza, para a categoria Poema

- Belo Horizonte, para Memórias

- Curitiba, para Crônica










3 comentários:

  1. Já estou inscrito, só não sei agora como se escreve perfeitamente uma crônica. Preciso de Ajuda!....

    ResponderExcluir
  2. Procurarei saber mais a respeito na segunda. Participar será importantíssimo, pois, além de concorrer a um computador, servirá como uma experiência a mais. Hoje, vemos a importância da produção textual no Enem e no vestibular. Como a senhora disse em sala de aula: “A história só pôde ser registrada graças a escrita”.

    ResponderExcluir
  3. Atenção JP, o terceiro ano vai participar com artigos de opinião. A crônica é para alunos do primeiro ano!

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.