21 de abr. de 2010

Brasília, 50 anos: sonho no centro do Brasil

A "interiorização" da capital era Projeto desde o século XIX. Juscelino Kubitschek executou a idéia que vem desde o período da Independência.
Por Alberto Luiz Schneider, adaptação.

Brasília, como projeto e sonho, nasceu bem antes de o presidente Juscelino Kubitschek tomar a decisão política de erguer uma nova capital no meio do nada.

Muitíssimo ANTES de os traços modernistas de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer serem esboçados, a Cidade Desejada foi imaginada.

JK Não inventou Brasília - Uma Cidade Que em 2010 comemora 50 anos -, Apenas construiu, cumprindo preceito constitucional  que previa a transferência da capital do País para o centro geográfico do imenso Território Brasileiro.

A idéia nos remete a ninguém menos que José Bonifácio de Andrada e Silva (1763 - 1838), o Patriarca da Independência. Em um panfleto chamado Aditamento ao Projeto de Constituição e fazê-lo aplicável ao Reino do Brasil, publicado em Lisboa, em 1822, Bonifácio propôs a construção de uma nova capital: "No centro do Brasil, entre as nascentes dos confluentes do Paraguai e Amazonas, FUNDAR-se-á a capital desse Reino, com a denominação de Brasília".

Após a efetivação da Independência, Bonifácio tornou-se presidente da Primeira Assembleia Constituinte de Nossa História, em 1823, na qual defendeu, entre outras ideias, a Abolição do Tráfico Negreiro, a Instrução Pública, a Fundação de Uma universidade, Uma Reforma Agrária e a Construção "De uma nova capital do Império no interior do Brasil, em uma das vertentes do rio São Francisco, que poderá chamar-se Petrópole ou Brasília.

Alberto Luiz Schneider Doutor em História pela Unicamp, com pós-doutorado Pelo King \ 's College de Londres. Foi professor Visitante da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio. Atualmente é professor de História do Brasil nd Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo), em São Paulo.
Adaptado de /brasilia_50_anos_um_sonho_no_centro_do_brasil.html
http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens

Para saber mais clique no título!



5 comentários:

  1. Parabéns Brasília,
    Seria digno dar esse parabéns diretamente a JK, grande criador deste local.

    Olha que coisa boa, ele consegui reunir em um só local todos os nossos "queridos corruptos".

    Comemoremos também a criação e o investimento em uma cidade no meio do nada, local que poderia ser esquecido, mas graças a JK e seus sucessores, foi se tornando um lugar de grande exemplo e de exuberância.

    Monumentos lindos, grandes estátuas representativas, referências em todas as áreas, como arquitetônica e de desenvolvimento.

    É realmente um marco para o Brasil.

    21 de Abril de 2010, dia do lançamento da moeda comemorativa do aniversário de 50 anos da criação da nossa capital. Uma moeda de 5 reais que custa R$108,00!

    Parabéns Brasília, mais uma vez obrigado por "criar" uma moeda tão significativa e "lucrativa".

    Salve Brasília.

    Ps.:Também de alguma forma deveria de ter retorno com o investimento na festa de comemoração!


    De: João Pedro(3003) para: Rita e Brasil!

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem que não foi Jucelino que inventou Brasília e que não foi ideia dele que ela se tornasse a nova capital do Brasil.Mas não podemos ngar que a Brasília que conhecemos hoje, se deve a ele.Tudo por causa do seu Plano de Metas, que tinha o lema "Cinquenta anos em cinco".
    Que tinha 31 metas distribuídas em 5 grandes grupos: Energia, Transportes, Alimentação, Indústria de base, Educação, e, a meta principal ou meta-síntese: Brasília.
    Tudo bem que Brasília não é perfeita mas não podemos negar sua estrutura é linda e moderna ,pena que tudo isso é manchado pelos políticos que se encontram nela.
    Leticia 3004

    ResponderExcluir
  3. Nooossaaa!!
    Eu não imaginava que Brasília existia antes de JK.. Nave Da História é Nave de Conhecimentoo!! HSUHAUSHAUH'
    Muito interessante saber que a cidade em que eu nasci foi "criada" muito antes do que eu imaginava. Mas mesmo assim, acho que JK foi decisivo para a existência da nossa Capital, pois do contrário até hoje ela estaria no papel e eu não teria nascido na capital do nosso País. rs.

    Mesmo Brasília sendo como disse o João o lugar que reúne nossos "queridos corruptos", não podemos esquecer que apesar disso é uma cidade muito bonita e que reúne coisas muitos boas para a nossa cultura. É uma cidade onde se encontra uma grande carga cultural e da nossa história.
    Há pontos turísticos que tem muito mais para nos mostrar e nos dar de conhecimento do que apenas a beleza!

    ResponderExcluir
  4. Brasília é uma cidade muito linda. Com seus lindos monumentos, paisagens e estátuas, definem a beleza que é. Os problemas encontrados lá ofuscam sua beleza. No começo era uma terra vazia, sem nada, agora sabemos que com o passar do tempo Brasília é o local aonde se encontram os corruptos que acabam manchando a sua paisagem.
    Devemos saber que com todos esses problemas somos capazes de mudar essa história. Sua história é cheia de fatos, sua cidade é uma das mais belas e os " queridos corruptos ", são a atração principal de Brasília.

    Raphael Botelho n° 23 T:3001

    ResponderExcluir
  5. Aluna : Juliana Fiaux Turma : 3002

    Nossa ! Não sabia que a idéia de elaboração de nossa capital não patiu de Jucelino, foi uma surpresa . Mas mesmo assim, ele fez o sonho de José Bonifácio ser posto em prática, e com um trabalho digno de aplausos, e obvio, com a ajudinha de um dos maiores e mais respeitados arquitetos ! Brasilia foi muito bem elaborada e 'esculpida' pelas melhores mãos.
    Esses 50 anos de uma cidade tão bonita , devem ser comemorados com todo louvor e , com tanta coisa que existe nela, como os fabulosos monumentos e até mesmo a história dela em si, o lugar não deveria ser manchado com toda a 'sujeira' que lá existe . :/

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.