1 de abr de 2010

Curiosidades sobre o 1º de abril

O costume de contar mentiras no dia 1º de abril, teve sua origem na França.

Desde o começo do século XVI na França, o início do ano era comemorado em 25 de março, data que marcava o início da primavera. As comemorações se estendiam por uma semana, até dia 1º de abril, onde efetivamente, dava-se início ao novo ano.
Mas, em 1564 o rei francês Carlos IX, num de seus rompantes, baixou um decreto adotando o calendário gregoriano, e o ano novo passou a ser festejado em 1º de janeiro.

Com a dificuldade de comunicação - não existia rádio e nem televisão -, essa mudança causou uma tremenda confusão. Claro que as pessoas não gostaram da idéia e continuaram a considerar o 1º de abril como o primeiro dia do ano, mandando convites para festas, votos de felicidades uns para os outros .

Mas o rei não voltou atrás e diante do fato consumado, a população passou então, a ridicularizar Carlos IX enviando presentes esquisitos, cartas e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como "plaisanteries".

O costume se espalhou pelo mundo todo e, com o tempo, foram surgindo novas brincadeiras. Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como "April Fool’s Day" ou "Dia dos Tolos"; na Itália é chamado de "pesce d’aprile", o que significa literalmente “peixe de abril”.

No Brasil, o "Dia da Mentira" ou "Dia dos Bobos" começou a ser difundido em Pernambuco, onde circulou “A Mentira”, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.

“A Mentira” saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Isso tudo é muito divertido, mas é importante lembrar que só é divertido falar mentiras no dia 1º de abril se depois a verdade for revelada.

Fonte. http://silnunesprof.blogspot.com/2010/03/mentira-tem-perna-curta.html



8 comentários:

  1. Tempo de meditar, de buscar,
    de agradecer, de plantar a paz.

    Tempo de oração!

    Tempo de abrir os braços, de abrir as mãos
    e de ser mais irmão.

    Tempo de recomeçar!

    Tempo de concessão, de compromisso,
    de salvação. Tempo de perdão.

    Tempo de libertar, de libertação,
    de passagem, de passar…

    Para onde?
    Para a luz, para o amor, para a vida que é eterna!

    Tempo de Ressurreição!

    Desejo a você e a sua família um novo tempo. Um novo mundo. Uma nova vida.

    E uma Feliz Páscoa!

    Os meus parabéns pelo texto!

    Curiosidades na História sempre ensinam.

    ResponderExcluir
  2. Interessante. Não sei se houve uma coincidência ou se a publicação da suposta morte de Dom Pedro foi propositalmente no dia 1° de Abril, mesmo dia considerado na França.
    O mais legal é que nós sempre tivemos o costume de brincar com esse dia e normalmente ninguém tem explicações para o dia 1° de Abril ser "o dia da mentira", e agora já sabemos o porque, e isso é legal.
    Boa publicação professora!
    Feliz Páscoa!

    Nome: Bruno Sobreira Marques
    Turma: 1002

    ResponderExcluir
  3. Bruno, adorei seus comentários, tanto neste tópico como no do Dia da Mulher.
    "A Mentira", jornal que trouxe para o Brasil o 1º de abril como dia da mentira, certamente foi inspirado no costume francês.

    ResponderExcluir
  4. É ótimo buscar no passado as respostas para os hábitos e acontecimentos do futuro. Desde criança eu 'comemoro" o dia da mentira brincando e pregando peças com meus amigos, mas não tinha a menor idéia de como ele surgiu e por quê.
    Gostei mesmo ^^

    ResponderExcluir
  5. Achei este texto muito interessante, pois estamos tão acostumados com os fatos e acontecimentos do nosso dia-a-dia, que nem nos preocupamos em porque eles existem. Valeo para meu conhecimento de mundo ^^

    ResponderExcluir
  6. Eu tambem gostei muito dessse texto pois ele eh bem esclarescedor ,pois à pessoas q fazem as coisas sem saber como aquilo começou e porque aquilo existe.Poxa gostei mesmo eu particularmente n sabia.

    Alzair Manoel de Souza Junior
    TURMA 1OO2

    ResponderExcluir
  7. Interessante o texto, pois é uma curiosidade e sinceramente eu não sabia disso e o texto esclareceu bastante, a origem os acontecimentos. "...lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte." ASHASUSHAUAS desmentiram no dia seguinte ;P.

    Falando nisso o dia 1º de abril passou e eu nem me lembrei de contar uma mentirinha ^^

    THAMARA ARAUJO TURMA: 3004

    ResponderExcluir
  8. Quem iria imaginar a origem dessas brincadeiras? Apenas a História mesmo para esclarecer dúvidas do gênero! Gostei bastante! Mais conhecimentos adquiridos! Há várias dias comemorados que passam despercebidos conosco. O exemplo claro da minha afirmação é o Dia Internacional da Mulher, no qual operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade de Nova Iorque, fizeram uma greve na fábrica onde trabalhavam e ocuparam o local, reivindicando as más condições do trabalho. No final, todas foram mortas carbonizadas.
    Todos os dias comemorados têm seus significados e saber a respeito é essencial.

    OBS: Não pus a turma nos outros posts. Sou da 3003.

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.