21 de abr. de 2010

Homenageado, Tiradentes é esquecido pela população

Milhares de brasileiros que irão desfrutar o feriado de 21 de Abril, celebrado em todo o país, não lembram quem foi Tiradentes e o que o personagem histórico homenageado nesta data representou para o Brasil.
A história de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, é contada no ensino fundamental, como parte importante da formação do Estado nacional. Em torno de sua figura, já no período republicano,  criou-se um mito, muitas vezes esquecido.
Tiradentes é um dos personagens da Inconfidência Mineira. O movimento, que aconteceu no fim do século 18, foi uma tentativa de revolta da elite mineira contra o domínio português. A execução da derrama, medida que permitia a cobrança forçada de impostos atrasados, mesmo que fosse preciso confiscar todo o dinheiro e bens do devedor, foi o estopim da rebelião. A ideia era separar o Brasil de Portugal.
O movimento acabou sendo descoberto e abortado pela Coroa portuguesa em 1789. Tiradentes e os demais “inconfidentes” foram presos e esperaram a finalização do processo durante três anos. Em parte por ter sido o único a assumir a responsabilidade, em parte, provavelmente, por ser o inconfidente de posição social mais baixa (os outros ou eram mais ricos ou detinham patente militar superior, Tiradentes foi o único condenado à morte). Foi executado numa manhã de sábado, em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Mesmo após a Independência do Brasil, em 1822, e durante todo o Império, o mártir continuou como uma personalidade histórica relativamente obscura.
Na proclamação da República,buscou-se a figura de Tiradentes como uma personificação da identidade do Brasil, destacando os ideais de liberdade. Assim, Joaquim José da Silva Xavier tornou-se patrono cívico do Brasil e herói nacional: seu nome está no Livro de Aço, que relaciona o nome dos homenageados através do Panteão da Pátria e da Liberdade, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Fonte: Gazeta do Povo in http://cafehistoria.ning.com/   (Adaptação)

7 comentários:

  1. É muito bom ver que, ao lono de nossa história, houveram pessoas nobres e guerreiras que lutaram até o fim por nossa liberdade e direitos. Mas, ao mesmo tempo, é decepcionante perceber como esses gestos são poucos valorizados por nosso povo. Deveríamos buscar saber mais sobre a nossa história e as personalidades do nosso país, ao invés de só apreciar e valorizar o que é "de fora" . De qualqer forma, devemos seguir o exemplo de Tiradentes e de tantos outros, e lutar por nossos direitos para, quem sabe, conseguirmos mudar nosso país para melhor .

    ResponderExcluir
  2. é verdade sim!!

    Tiradentes com toda sua importância para a História hoje é esquecido pelo povo brasileiro.
    Só sabem que se trata de ''um homem muito legal, porque mereceu até um dia de feriado nacional em sua homenagem.'' esta frase está entre aspas pois foi isso q eu ouvi no salão de beleza no dia 21.

    rsrsrs...

    Rhayanne Moura
    3002

    ResponderExcluir
  3. Pois é o povo Brasileiro menospreza o passado, usufluem do feriado sem saber de sua importância, sem ter a minima idéia da história de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

    Alexander do Couto
    1002

    ResponderExcluir
  4. Quando eu era menor minha mãe tinha me contado a história de Tiradentes, eu achei muito lamentável , muito triste , mas ao mesmo tempo , heróica da parte dele e eu acho sim , que ele mereceu muito ter o seu próprio dia e acho também que as pessoas devem dar valor , e saber quem foi Joaquim José da Silva Xavier , ou seja , Tiradentes .

    Danilo Lucas - 1001

    ResponderExcluir
  5. Agora meus amigos, venho questionar, será que Tiradentes realmente foi esse heroi que os livros escolares mostram? Ou melhor, será que Tiradentes realmente foi um herói nacional? Em minha opinião não, e é oq prova a historia mais recente. Houve um tempo em que o Brasil precisava de novos valores, ideais e novos herois, dos quais as pessoas deviam se orgulhar e se submeter, foi aí que criaram a imagem barbada e cabeluda de Tiradentes, muito semelhante a de Jesus Cristo, essa semelhança aumenta o tom de vitima e de heroi bondoso do suposto heroi. Pra mim o Tiradentes heroi nunca existiu, caso não concorde comigo, dê pelo menos uma pesquisada sobre o assunto e veja se não tem sentido ;D Como sempre, nem tudo q está no livro de historia é verdade.

    Gabriel Matt - 1002

    ResponderExcluir
  6. É professora, hoje em dia todos em vez de comemorarem que no dia 21 de abril um homem muito importante para o brasil morreu em nome da pátria, as pessoas esquecem que Tiradentes foi um homem que ajudou muito o brasil a ser independente e sua ajuda ao Brasil custou sua vida.
    A partir do ano que vem, quando eu acordar no dia 21 de abril vou fazer um minuto de silêncio em homenagem a tiradentes.

    ResponderExcluir
  7. Verdade, milhares de brasileiros sequer se preocupam em saber o feriado que estão desfrutando, quando estão diante de um feriado que se trata de um homem que lutou,por seus direitos e pagou por isso. Grande parte dos brasileiros se preocupam mais com o que não faz parte da sua cultura, dando mais valor ao que nao está dentro do seu contexo. Óbvio que devemos nos manter sempre atualizados com o que vem de fora, mas nunca esquecendo do que também é nosso. E o feriado de Tiradentes nao é o único exemplo disso.

    Taiana Medeiros - 1002

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.