1 de mai. de 2010

1º de MAIO - DIA DO TRABALHO!

O dia do trabalho ou dia do trabalhador existe para lembrar a luta dos trabalhadores por condições mais dignas.
Em 1886,na cidade de Chicago (EUA) ocorreu uma manifestação de trabalhadores. Eles protestavam contra as desumanas condições de trabalho e a exaustiva jornada (13 horas diárias). Uma greve parou os EUA e, no dia 4,os confrontos de trabalhadores com a polícia resultaram na morte de muitos manifestantes.
Esses protestos ficaram conhecidos como "Revolta de Haymarket".
Em 1889, em Paris, na central sindical denominada Segunda Internacional, o dia 1º de Maio foi instituído como data máxima dos trabalhadores organizados para lutarem pela jornada de 8 horas diárias. Em 1919 o Senado francês ratificou a jornada de 8 horas e proclamou o 1º de maio como feriado nacional.
A Rússia foi o segundo país a adotar o feriado, em 1920. No Brasil, o primeiro de maio tornou-se feriado em 1924, no governo de Artur Bernardes.
A partir do governo de Getúlio Vargas as principais medidas que geravam benefícios para os trabalhadores passaram a ser anunciadas neste dia, num misto de propaganda política do governo e festa popular.
Atualmente o Primeiro de Maio, Dia do Trabalho,  é feriado em muitos países.

11 comentários:

  1. Este dia é muito importante para a sociedade, pois foi uma revolta que lutou para os direitos dos trabalhadores melhorasse . Concerteza precisaria de uma data como esta.

    Raphael Mendes T: 3003

    ResponderExcluir
  2. o dia 1° de maio é sim uma data muito importante, que devemos não só comemora-lá mais também nos orgulharmos. Desses trabalhadores que lutaram por melhores condições de trabalhos. Eles sim são verdadeiros heróis, que conquistaram suas reivindicações através de muita luta. Então parabéns para todos os trabalhadores. vocês merecem...


    Luana Mello - T:3001

    ResponderExcluir
  3. Esse dia é muito importante é o dia q todos os trabalhadores tem pra descançar,curtir, oseu feriado que lutaram muito pra conquistar.


    Thayane t:3004

    ResponderExcluir
  4. É um absurdo que um dia tão especial para o povo não é comemorado, deveria ser um dia de grande união, principalmente apoiado pelos conselhos sindicais. A união e a luta de tempos atrás não significa nada! CADÊ A MEMÓRIA DOS BRASILEIRO,ACORDA BRASIL!

    André d' Ávila
    3001

    ResponderExcluir
  5. sem dúvidas um marco na História. Infelizmente os protestos de hoje não têm a mesma força ideológica de épocas passadas; até mesmo dentro de uma mesma classe sindical existe discórdias. É lamentável...

    ResponderExcluir
  6. Um dia que todos deveriam ter orgulho de comemorar, hoje em dia é só um feriado comum para uns e protestos para outros. Aliás, muitos dos feriados de importância brasileira não são tão comemorados assim. Os brasileiros teriam que dar mais valor ao seu teor histórico.

    Rodrigo Bhering. Turma: 3001

    ResponderExcluir
  7. O 1° de maio é uma data muito importante, que devemos comemora-lá com muita emoção e gratidão a esses trabalhadores que lutaram por melhores condições de trabalhos.Que atavés de muita luta conquistaram suas reivindicações .É uma pena os protestos de hoje não cumprirem o papel que cumpria há algumas decadas atrás.


    Victor Holanda-3001

    ResponderExcluir
  8. Este dia serve como uma importancia, e vitoria da luta dos trabalhadores pelo seu dia. Ele também honra as pessoas por cada esforço, por cada dia que saem para trabalhar, e ter seus direitos e deveres cumpridos. :)

    Mainara 3001

    ResponderExcluir
  9. Acho que o mundo não tem uma data certa para acabar,isso só basta há nós em parte,não podemos dizer ao certo os imprevistos que podem nos ocorrer com o tempo,podemos acabar nos matando.Coisas absurdas,acontecem.
    Vinicius Gomes Eiras turma 3003 Colégio NAVE

    ResponderExcluir
  10. 1º de Maio, foi uma conquista para os trabalhadores, pois sofreram muito, com grandes carga horárias e nesse dia podem ter seu reconhecimento. Podem mostrar a todos que tem garra e e estão sempre lutando pela melhoria do trabalho. Deve ser sempre bem comemorada por todos !

    Monique Hellen Turma:3003

    ResponderExcluir
  11. 1º de maio é uma data marcante , um dia importante pois é nesse dia que os trabalhadores são "lembrados" aqueles que lutaram pelos seus direitos,reivindicaram e conquistaram seus ideais, esforços as vezes considerados vãos, mas um esforço que deve ser recompensado. Os trabalhadores são dignos de mais que 1 dia para serem lembrados, mas sempre pois tudo gira entorno do trabalho e o trabalho em torno de tudo. é gratificante comemorarmos essa data "conquistada".

    Thamara Araujo nº19 Turma: 3004

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.