4 de mai. de 2010

HISTÓRIA EM ALTA DEFINIÇÃO

Artigo publicado no CaféHistória e que repasso para vocês. Clicando no título dessa postagem você será direcionado à página citada. Boa viagem!

Milhares de fotos tiradas entre 1850 1950 são disponibilizadas em alta-definição por blog americano.

Você consegue imaginar como era a famosa Times Square, em Nova York, no início do século XX? E os momentos que antecedem uma corrida de remo da conceituada equipe de Harvard em pleno ano de 1915? Pois deixe de imaginar. Agora, você pode ver esses momentos através do site Shorpy Historic Archive.

O Shorpy é um blog de fotografias no melhor espírito vintage que reúne milhares de imagens em alta-definição feitas no período que vai de 1850 a 1950. O nome "Shorpy" é uma homenagem feita a Shorpy Higginbotham (foto), um adolescente de apenas 14 anos que trabalhava em uma mina de carvão há 100 anos, no Alabama, Estados Unidos. São conhecidas apenas três fotos do garoto. Mas os cenários em que aparece possuem, segundo os fundadores do blog, uma proximidade tão peculiar e surpreendente, que foi este o nome escolhido para simbolizar o poder de retenção do passado pelo registro fotográfico.

A maioria das fotos no site foi extraída do banco de dados da Biblioteca do Congresso Americano. Por isso, elas mostram em sua maioria fotos tiradas nos Estados Unidos. Digitalizadas, elas passaram por um processo cuidadoso de recuperação, no qual se usaram programas para aumentar contrastes e cores. O resultado é impressionante. Milhares de fotos em alta definição que mostram como as pessoas, no passado, se vestiam, como olhavam para as câmeras, como andavam nas ruas e principalmente o que faziam.

O blog traz ainda uma rápida legenda explicativa para cada fotografia. Há imagens coloridas e pretas e brancas, divididas em diversas galerias: animais, aviação, carros, guerra civil, garotas em roupa de banho (imperdível!), Segunda Guerra Mundial, esportes e muitas outras, que retratam com riquezas de detalhes um importante olhar sobre o passado.

Acesse o "Shorpy" e não deixe de conhecer também o "Vintagraph - Museum Quality Prints", que segue um estilo muito parecido. Certamente, você vai entender que o passado foi muito mais registrado e em melhor definição do que você jamais poderia supor. Então, faça essa viagem!
Acesse também: http://vintagraph.com/


6 comentários:

  1. Nossa! Eu me surpreendi, é extraordinário ver aquelas fotos que foram tiradas a anos, poder sentir, um pouco, de como era tudo, poder saber como as pessoas andavam ou se vestiam antigamente, as construções... tudo tão perfeito. É um belo trabalho que vai impressionar a muitos e principalmente resgatar as origens dos Estados Unidos. O nome não tinha como ser melhor, do menino que tirou tres fotos tão perfeitas que nos levam de volta ao passado. É realmente maravilhoso ver tudo isso.

    Monique Hellen Turma:3003

    ResponderExcluir
  2. Oi professora, entrei nesse blog e vi as fotos.
    São todas em preto e branco mas são lindas. E eu adoro foto de lugares antigos, é legal fazer uma comparação do antes e do depois. Adorei!
    Podera ter umas fotinhos aqui do Rio né, já é pedir de mais! rsrs
    Adorei mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Caramba, Rita!

    Para mim que sou um amante de fotos antigas. Isso é o que eu posso chamar, de um verdadeiro achado. Valeu pela dica!

    Vou digerir e espalhar pelos quatro cantos tudo isso. Rsrs...

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Prezada Rita

    Meu blog está concorrendo ao prêmio Top Blog 2010. Lique no link abaixo e deixe lá o seu voto!

    http://www.topblog.com.br/2010/index.php?pg=busca&c_b=116942

    Se também quiser se inscrever, aproveite.

    Abraços, :-)

    Prof. Adinalzir
    http://saibahistoria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa Professora eu viajei mesmo nessas fotos, é tão incrível ver como o tempo mudou e como evoluímos. Mas tudo era tão fofo , rsrs .. as vezes queria ter nascido naquele tempo [/ não me pergunte por quê.
    Bom professora, eu gostei mesmo dessa postagem, parabéns !
    beijos ;*

    Mariani Macedo . Turma: 1001

    ResponderExcluir
  6. Nome: Letícia T: 3004
    É nessas horas que percebemos como é bom ter a tecnologia de hoje em dia. Com ela podemos voltar ao passado.é interessante vermos como as pessoas andavam calmamente nas ruas pois não havia muitos carros,ao invés de ônibus cheios vemos os bondinhos e o que mais chamou minha atenção foi ver as mulheres de vestido longo na praia.Nessa época tudo parecia mais tranqüilo.

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.