23 de mai. de 2010

Jogos digitais reforçam conteúdo acadêmico

                                  Notícia no 'O DIA on line de 20/05/2010.

Rio -No lugar da lousa, do caderno e do lápis, o monitor, o mouse e o teclado. A escola do futuro, onde alunos podem trocar as clássicas aulas de Biologia para embarcar em uma nave que tem a missão de destruir as células ruins e preservar as sadias no interior do corpo humano, já está próxima de se torna realidade, mesmo que seja virtual.

A partir de agosto, professores e estudantes dos ensinos fundamental e médio dos colégios da rede estadual poderão participar dessa e de outras aventuras onlines na 1ª Olimpíada de Jogos Digitais Educacionais (OJE) e concorrer a prêmios.

Aprender brincando é a nova proposta do Governo do Rio, através das secretarias de Educação e Cultura. A ideia é trazer o universo digital, com a interface dinâmica dos games, para a área pedagógica. Dezoito jogos foram desenvolvidos por profissionais de tecnologia da informação para despertar nos jovens o interesse pelo conteúdo acadêmico. Os multiplicadores da ação serão os próprios professores. Eles auxiliarão os estudantes durante toda a competição, que consiste na acumulação de pontos

Leia mais clicando no título!





3 comentários:

  1. Acho que os professores quando pedem que nós(turma de programação) façamos jogos deveria ser com este objetivo, de educar e não fazer um jogo por fazer, o que muita das vezes acontece.

    ResponderExcluir
  2. Essa iniciativa de contruirem jogos educativos e até uma Olimpíada vai ser muito bom!!! Mas quanto o computador substituir o caderno e o lápis vai ser muito difícil e falo isso pro experiência própria. Quando entrei no NAVA achei que não usaria mais caderno e foi tudo engano, existem pessoas como eu que não consegue se livrar do lápis e do caderno!!(KKKKKKKKK)
    Espero que esse projeto de fazer jogos com o objetivo de educar dê certo e não seja mais uma invenção do governo para se reeleger.

    ResponderExcluir
  3. Acho que esse evento tem a cara do NAVE, além de poder aplicar o que aprendemos até agora nessa Olimpíada, é uma ótima forma de aprendermos o quanto a tecnologia vem se desenvolvendo e invadindo não só os momentos de lazer mas também os didáticos.
    À partir do momento que todo esse mundo digital entra para a escola, aprender se torna bem mais prazeroso :D

    Marcelle Gomes - T. 1002

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.