1 de mai. de 2010

OS MAIAS ACREDITAVAM… E NÓS?

Não temos muitas informações sobre a Civilização Maia, mas entre o pouco que sabemos está a previsão de que 2012 será um ano decisivo para o Planeta Terra.

O que sabemos:

O calendário de conta longa é apenas um entre os vários que os maias usavam. Assim como os nossos meses, anos e séculos, ele se estrutura em unidades de tempo cada vez maiores. Cada 20 dias formam um “mês”, ou uinal. Cada 18 uinals, 1 tun, ou “ano”, cada 20 tuns faziam um katun e assim sucessivamente. Enquanto o nosso sistema de contagem de séculos não leva a um fim, o calendário de conta longa maia dura cerca de 5.200 anos e se encerra na data 13.0.0.0.0, que, para muitos estudiosos (não há um consenso a respeito), corresponde ao nosso 21/12/2012.

Isso não significa que eles esperassem pelo fim do mundo naquele dia. “Os povos ameríndios não tinham apenas uma concepção linear de tempo, que permitisse pensar num fim absoluto”, diz Eduardo Natalino dos Santos, professor de história da América Pré-hispânica da USP. “Em nenhum lugar se diz que o ciclo que estamos vivendo seria o último.” A maioria dos estudiosos acredita que, após chegar à data final, o calendário se reiniciaria. Assim como, para nós, o 31 de dezembro é sucedido pelo 1 de janeiro, para eles o dia 22/12/2012 corresponderia ao dia 0.0.0.0.1. [Galileu]

Para saber mais clique no título da postagem.

13 comentários:

  1. Eu me lembro que ano passado, nós assistimos um vídeo sobre os Maias que falava sobre o mundo 'acabar' em 2012. Existe um filme que se chama 2012.Nele mostra vários acontecimentos que aos poucos, iriam acabar com o mundo como: terremotos, maremotos e o apocalipse. Os EUA manda criar quatro submarinos. Pra você poder viajar em um desses submarinos e salvar a sua vida,teria que ter muito dinheiro, pois precisaria pagar um preço alto pela passagem.Esses submarinos seriam como uma Arca de Noé. Esse filme é muito interessante. Para quem quiser assistir um filme, eu indico 2012.

    Nome: Laiane Araújo de Sousa Nº: 18
    Turma: 3001

    ResponderExcluir
  2. Pelo oq li no texto, essas reportagens que falam que eles previram que o mundo irá acabar é tudo mentira, pois o texto diz que apenas os anos iria se reiniciar.
    Muitas pessoas estão com medo que o mundo acabe!!!

    Raphael MEndes T : 3003

    ResponderExcluir
  3. os mais falavam que o mundo ia realmente acabar em 2012,e o filme que lançaram com este nome 2012 mostra o mundo se acabando, mas eu não acredito que o mundo ira se acabar em 2012 isso pode ser só um fato.

    Thayane t:3004

    ResponderExcluir
  4. Eu acho o seguinte, se os Maias previram que o fim do mundo será em 2012, por que não previram as guerras, doenças, inundações e longas secas que causaram o fim deles? Isso é que nem pé de coelho, se desse sorte mesmo, o pobre coelhinho que TEM QUATRO PÉS DE COELHO não seria morto e teria seus "pés" amputados. Pra mim, vai ser só mais uma profecia errada, mas se eu estiver enganado, desejo à todos uma morte agradável ;D

    Gabriel Matt - Turma 1002

    ResponderExcluir
  5. mas professora os maias eles escrevem mais alguma coisa sobre q iria acontecer ? que eu acho que eles não iriam somente escrever só o fim do mundo eles devem ter escrito outras coisas que podem nos deixar assustados !

    professora quando eles escreveram eles disseram o que que o mundo ia terminar por culpa de mal cuido do planeta ou algum fenomeno vai acontecer?


    nome:silvio gabriel
    turma: 1001

    ResponderExcluir
  6. Eu espero mesmo que o mundo não acabe em 2012. Isso vale mais pra quem acredita do que pra quem estuda. Talvez os maias (uma civilização pouco conhecida) não tiveram nem tempo de terminar seu calendário, deixando assim o fim em 21/12/2012. Acho isso uma grande besteira, e espero que seja mesmo mentira, pois se tudo correr bem, estarei dando tchau ao NAVE no final de 2012.

    Nome: Jonathan Caroba
    Turma: 1002

    ResponderExcluir
  7. Antes do ano 2000 falaram que o mundo ia acabar também, igual falam agora, os mesmos comentaários, muitas pessoas se mataram e tal. Acho que isso é mais um comentario e se acreditam tanto que o mundo vai acabar por que marcaram copa e olimpiadas. Acho que tudo não passa de um boato. E concordo com a Laiane, indico 2012, é um filme muito bom!

    ResponderExcluir
  8. Ano passado , li uma reportagem , que não lembro ao certo como era. Porém , sei que falava que a contagem após o nascimento de Cristo estava errada. Se o mundo fosse acabar em 2012 já deveria "ter acabado. Pois estariamos alguns anos à frente de 2012 , na contagem certa. Se é certo eu não sei , porém não acredito muito no "fim do mundo". Espero que os Maias possam errar uma vez , não é ? (:

    Vanessa Rodrigues - Turma 3001

    ResponderExcluir
  9. Na minha opnião não podemos nem acreditar e nem duvidar das profecias dos Maias, mesmo sendo um absurdo para nois, na epoca deles era uma grande SABERIA. Claro que todos sabemos que hoje em dia, isso é quase impossivel de aconteçer, referindo do ano acabar em 2012. Particularmente, acredito mais em uma outra explicação, no livro de Apocalipse no Novo Testamento da Biblia, podemos ver como o Mundo se acabara, pena que muitas pessoas não acreditam no que se diz no Livro Sagrado.A diferença é que lá não da dia, mês e ano, como os Maias !

    Nome: Gabriella Ribeiro - Turma: 1001

    ResponderExcluir
  10. Não acredito que o mundo vá acabar em 2012, essa civilização é antiga e não acho que poderia "prever" o dia do término do mundo. Isso tudo é muito relativo. No filme 2012 citado pela Laiane," Nele mostra vários acontecimentos que aos poucos, iriam acabar com o mundo como:terremotos, maremotos e o apocalipse." Exatamente como diz também na bíblia, porém no filme mostra o mundo sendo destruido com água e na bíblia esta escrito que o mundo não terminaria em água... Cada um pensa de uma maneira e acredita em uma delas. O melhor é esperar pra ver !

    Monique Hellen Turma: 3003

    ResponderExcluir
  11. Antigamente eu me perguntava como as pessoas sabiam que por exemplo, 360 a.c, como eles poderiam saber que faltavam 360 anos para Cristo nascer. Agora que eu li eu queria saber.
    E na sua opinião, o mundo vai "acabar" em 2012?

    Nome: Daniel Neves
    Turma:1001

    ResponderExcluir
  12. Nome: Adriano Ivo Tavares
    Nº: 02
    Turma: 3001

    Olá professora.
    Gostei do texto e acredito que esse seja um dos assuntos mais comentados ultimamente. Afinal 2012 está logo ai.
    Porém não acredito que tudo acabe em 2012.
    Em 2000 as pessoas também achavam que a Terra iria acabar e aqui estamos.
    Acredito mais na teoria de que 2012 seja apenas o final de um clico, que tudo volta para o 0 depois desta data.
    Isso não é motivo de pânico.
    Deviamos ter mais medo com o que o ser humano está fazendo com o planeta Terra, pois com as poluições, as guerras que fazemos, a Terra pode realmente acabar muito próxima de 2012.

    ResponderExcluir
  13. Essa estória de que os Maias preveem que o mundo irá acabar em 2012 é uma crença que cabe a cada um acreditar ou não. Eu não acredito, mas há pessoas que acreditam e provam isso para você. Segundo relatos da bíblia não cabe ao homem tentar descobrir a data exata do fim do mundo, e sim esperar até que se cumpra a profecia de que o Cristo retornará e levará sua igreja em meio a tantas discórdias.
    Acredito que estamos no fim dos tempos, mas não posso afirmar que será em 2012. Espero que não.

    NOME:Lucas Sereda.
    TURMA: 1002.

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.