Suellen Smosinski
Em São Paulo do site http://www.uol.com.br/.
Temas da atualidade estão cada vez mais presentes nos principais vestibulares do país. Entre tantos fatos e notícias fica difícil identificar qual assunto é mais relevante para as provas. Segundo Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora geral do curso e colégio Objetivo, “as questões mais cobradas podem ser encontradas nos cadernos [dos jornais] de economia, mundo e meio ambiente”.
A relação dos fatos com os conceitos teóricos é de complementaridade. “No vestibular não cai só atualidade, o aluno tem que saber e dominar os conceitos envolvidos na notícia. Ele precisa ler e interpretar o mundo por meio de temas atuais”, explica Vera Lúcia.
As questões de atualidades costumam ser cobradas de maneira interdisciplinar. “O petróleo, por exemplo, pode ser explorado como fonte de energia; envolve conceitos de química, física, geografia e biologia. É um tema que permite confeccionar questões interdisciplinares bem relacionadas com assuntos atuais”, explica Adilson Garcia, educador e um dos diretores do colégio Vértice.
E em ano de eleição, vale ficar de olho no noticiário de política? Os fatos em si não costumam ser alvo de avaliação. No entanto, o professor Adilson orienta: “é interessante notar como os articulistas tentam transmitir a compreensão de um fato, relacionando-os com outros acontecimentos”. A habilidade pode ser útil para ler a parte do noticiário que costuma estar mais presente nas questões.
Afinal, por que estudar atualidades?
O que as universidades buscam com as questões de atualidades é ter “um futuro profissional que saiba de tudo que acontece no planeta”, diz a professora Vera. “É uma maneira de exigir uma formação mais ampla e uma visão crítica do candidato. Tem que saber interpretar uma notícia, acompanhar o que esta acontecendo por jornais impressos, internet e outras mídias”.
Segundo Garcia, a busca por conhecimento não pode acontecer só em cima de livros e apostilas. “O aluno deve buscar fontes variadas de informação, como jornais, revistas, internet, museus e exposições”, afirma.
Para ler toda a matéria clique no título da postagem.
Caros amigos! Passei algum tempo ausente mas descobri que muitas pessoas comentaram postagens antigas. Foi uma surpresa muito agradável! Este blog foi criado em 2008 com o objetivo ser mais uma ferramenta de aula. Em 2010 me transferi da escola e não havia condições de utilizá-lo. Agora, em 2013, retorno para uma unidade do Estado onde, acredito, o blog poderá servir, novamente,como complemento das aulas, estimulando a aprendizagem. Bons estudos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Vale a pena conferir:
ResponderExcluirhttp://www.diariosvestibulando.blogspot.com/
Jéssica 3001
Essas questões que estão escritas aqui são usadas na PI e tambem no ENEM, não é?
ResponderExcluirNome:Wautier de Jesus t:3010