Diretamente da Radio França Internacional (RFI)
Enquanto o governo do presidente Nicolas Sarkozy se vê às voltas com uma denúncia de financiamento ilegal da campanha presidencial de 2007, país recebe líderes de ex-colônias francesas em parada militar. A queda da Bastilha aconteceu em 14 de julho de 1789, no início da Revolução Francesa.
Como acontece todos os anos, a França comemora nesta quarta-feira o 14 de julho, data mais importante do calendário oficial do país, que lembra o início da Revolução Francesa em 1789, com a queda da Bastilha.
A festa nacional, que inclui um desfile militar em Paris, aconteceu em meio a um escândalo político envolvendo o presidente Nicolas Sarkozy e o ministro do Trabalho francês, Eric Woerth. Ele renunciou nesta terça-feira ao cargo de tesoureiro do partido governista UMP, depois de ser acusado pela ex-contadora da milionária Liliane Bettencourt, herdeira do grupo de cosméticos L'Oréal, de ter recebido 150 mil euros em dinheiro para a campanha de Nicolas Sarkozy, em 2007, um valor que ultrapassa as doações autorizadas pela legislação eleitoral francesa.
No dia seguinte à renúncia de Eric Woerth, o presidente Sarkozy recebeu pela primeira vez no 14 de julho chefes de Estado de treze ex-colônias francesas da África. As tropas destes países participaram da parada militar na Avenida do Champs Elysées, em Paris, que teve ainda a passagem do presidente em carro aberto.
O desfile começou pela manhã debaixo de chuva e terminou por volta do meio-dia. O mau tempo não intimidou a multidão, que foi em peso assistir à parada militar. Como de costume, o presidente Nicolas Sarkozy instalou-se na tribuna, na praça da Concordia. Ao lado dele estavam treze presidentes de países como Benin, Burkina Faso, Camarões, Senegal, Tchad, Madagascar, entre outros. Apenas a Costa do Marfim não enviou representantes. O convite às ex-colônias de língua francesa faz parte das comemorações dos 50 anos de independência de 17 países do continente africano.
Para saber mais, clique no título.
Caros amigos! Passei algum tempo ausente mas descobri que muitas pessoas comentaram postagens antigas. Foi uma surpresa muito agradável! Este blog foi criado em 2008 com o objetivo ser mais uma ferramenta de aula. Em 2010 me transferi da escola e não havia condições de utilizá-lo. Agora, em 2013, retorno para uma unidade do Estado onde, acredito, o blog poderá servir, novamente,como complemento das aulas, estimulando a aprendizagem. Bons estudos!
16 de jul. de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Luiz Guilherme Silva Ramos N°16
ResponderExcluirTurma : 3003
As comemorações do início da Revolução Francesa lembram as comemorações Independência do Brasil, que é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país.
Um dia que é considerado um marco para os franceses pois foi quando houve a queda da bastilha e com isso o fim da monarquia absolutista francesa não foi comemorado como deveria.Isso se deve ao fato de haver denúncias de financiamento ilegal na campanha presidencial de 2007.Dessa forma percebemos que não é apenas aqui no Brasil que há ilegalidade nas eleições.
ResponderExcluirnome:Letícia
t:3004