Caros amigos! Passei algum tempo ausente mas descobri que muitas pessoas comentaram postagens antigas. Foi uma surpresa muito agradável! Este blog foi criado em 2008 com o objetivo ser mais uma ferramenta de aula. Em 2010 me transferi da escola e não havia condições de utilizá-lo. Agora, em 2013, retorno para uma unidade do Estado onde, acredito, o blog poderá servir, novamente,como complemento das aulas, estimulando a aprendizagem. Bons estudos!
30 de ago. de 2010
Vulcão entra em erupção pela 2ª vez em 24 horas na Indonésia
Indonésia - O vulcão Monte Sinabung, situado ao norte da ilha indonésia de Sumatra, entrou nesta segunda-feira em erupção, pela segunda vez em 24 horas, após passar 400 anos adormecido, informou o Centro de Vulcanologia da Indonésia.
Mais de 20 mil pessoas continuam realojadas nos centros de evacuação desde o domingo, perante o estado de alerta por causa do vulcão, que na madrugada desta segunda-feira lançou uma coluna de fumaça e cinza de 2 Km de altura.
O escritório de proteção civil enviou para a região dúzias de caminhões, ônibus e ambulâncias para evacuar os moradores de 17 aldeias.
A polícia local afirmou à agência estatal Antara que dois moradores locais morreram durante a evacuação por causa de ataques do coração.
Apesar da atividade do Sinabung ter diminuído, os especialistas mantêm a vigilância por não dispor de um padrão de comportamento do vulcão, cuja última erupção registrada é do ano de 1600.
A Indonésia, que fica sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica, abriga mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam ativos e 65 estão qualificados como perigosos.
FONTE: O DIA on line acesso em 30/08/2010.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gabriela Lopes de Paula (3001).
ResponderExcluirOlá professora. Lí sua matéria e fiquei curiosa. Ao pesquisar sobre vulcões e placas tectonicas me interessei muito.
Acho lindo a geografia natural da Terra e adoro ver como ele é hoje a partir de resquicios do que foi antigamente.
Adorei!
Adriano Ivo Tavares (3001).
ResponderExcluirAchei surpreendente um vulcão de 400 anos entrar em erupção. Eu não consigo imaginar o que seja 400 anos atraz. Acho que ninguém iria imaginar que um adormecido a tanto tempo pudesse acordar justo nos tempos atuais.
O mundo vive hoje a fúria da natureza.