30 de ago. de 2010

Vulcão entra em erupção pela 2ª vez em 24 horas na Indonésia


Indonésia - O vulcão Monte Sinabung, situado ao norte da ilha indonésia de Sumatra, entrou nesta segunda-feira em erupção, pela segunda vez em 24 horas, após passar 400 anos adormecido, informou o Centro de Vulcanologia da Indonésia.

Mais de 20 mil pessoas continuam realojadas nos centros de evacuação desde o domingo, perante o estado de alerta por causa do vulcão, que na madrugada desta segunda-feira lançou uma coluna de fumaça e cinza de 2 Km de altura.

O escritório de proteção civil enviou para a região dúzias de caminhões, ônibus e ambulâncias para evacuar os moradores de 17 aldeias.

A polícia local afirmou à agência estatal Antara que dois moradores locais morreram durante a evacuação por causa de ataques do coração.

Apesar da atividade do Sinabung ter diminuído, os especialistas mantêm a vigilância por não dispor de um padrão de comportamento do vulcão, cuja última erupção registrada é do ano de 1600.

A Indonésia, que fica sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica, abriga mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam ativos e 65 estão qualificados como perigosos.
                                                           FONTE: O DIA on line acesso em 30/08/2010.

2 comentários:

  1. Gabriela Lopes de Paula (3001).
    Olá professora. Lí sua matéria e fiquei curiosa. Ao pesquisar sobre vulcões e placas tectonicas me interessei muito.
    Acho lindo a geografia natural da Terra e adoro ver como ele é hoje a partir de resquicios do que foi antigamente.
    Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Adriano Ivo Tavares (3001).
    Achei surpreendente um vulcão de 400 anos entrar em erupção. Eu não consigo imaginar o que seja 400 anos atraz. Acho que ninguém iria imaginar que um adormecido a tanto tempo pudesse acordar justo nos tempos atuais.
    O mundo vive hoje a fúria da natureza.

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.