23 de set. de 2010

Bombas atribuídas à 2ª Guerra são encontradas em Alagoas

                                                                    Matéria envida por uma aluna do 3º ano
Ao menos seis bombas estavam enterradas em uma praia do litoral norte do Estado. A primeira foi encontrada por acaso durante obras de saneamento. Quatro foram localizados na zona urbana.

Bombas da Segunda Guerra Mundial foram encontradas enterradas em Maragogi (AL). Os moradores estão assustados.

O primeiro artefato foi descoberta por acaso, no início do ano. Durante as escavações de uma obra de saneamento, os operários acharam uma grande esfera de metal. Eles acreditavam que o objeto estava cheio de moedas e havia sido enterrado na época da ocupação holandesa.
A prefeitura pediu uma varredura na cidade e as investigações da Marinha confirmaram a desconfiança. Novas bombas foram encontradas. "A gente não tem a precisão de determinar se foram minas lançadas por americanos ou pelo Exército alemão. Elas chegaram e foram colocadas em antigas trincheiras cavadas pelo Exército brasileiro por ocasião da Segunda Guerra", diz André Pereira Meire, capitão dos portos de Alagoas.
Cada bomba pode causar destruição em uma área de raio de até 150 metros. Mesmo enterradas há tanto tempo, ainda apresentam risco de explosão.
Duas minas estão em uma praia na divisa entre Alagoas e Pernambuco, que é um dos principais cartões postais do município. Quatro artefatos foram encontrados na zona ubana. Um deles está perto de uma escola municipal. "Todo mundo fica receoso. É quase um mistério, a gente não sabe o que tem aí", conta uma moradora.

Acesse http://www.coisasdemaceio.com.br/modules/news/article.php?storyid=18515 e veja a explosão da mina e os prejuízos causados a cidade!






24 comentários:

  1. Achei muito interessante este assunto, pois depois de tanto tempo, ainda haver bombas, principalmete na área aonde estava...

    Talita Groppo nº17
    Turma:3004

    ResponderExcluir
  2. Nossa, depois de tanto tempo encontrar bombas da Segunda Guerra. É uma reliquiaa, embora cause pavor e medo nos moradores, as bombas e outros artefatos que ainda podem ser encontrados poderiam ser colocados em museus. O mais impressionante é elas funcionarem depois de tanto tempo. É algo histórico.

    Monique Hellen T:3003

    ResponderExcluir
  3. O fato dos trabalhadores acreditarem que haviam moedas dentro do objeto encontrado é irônico, mal sabiam o risco que estavam correndo... Espero que agora o governo ponha os artefatos em museus, como a minha colega Monique Hellen já havia comentado acima.

    Luana Barone - T:3002

    ResponderExcluir
  4. Nossa depois de muito tempo, acham essa bomba!
    Que bom que não explodiu, e não feriu niguém.
    Mas seria interessante saber como chegou até aqui!

    ResponderExcluir
  5. É, incrível que após 71 anos de 2ª Guerra Mundial ainda haja vestígios da mesma logo no Brasil, que nem sequer fica na Europa. Bem misterioso! Como uma bomba suportou colidir em um continente na América do Sul se a guerra foi no continente europeu?

    ResponderExcluir
  6. É Incrivel, pois depois de tantos e tantos anos, ter bombas da 2ª Guerra no nossso país. Ainda bem que foram descobertas,pq poderia acontecer algo de muito grave, se aquelas bombas fossem detonadas, de forma involuntariamente

    ResponderExcluir
  7. Aaaaa...
    essa postagem me lembra aquela feita a um tempo atrás aqui mesmo no NAVE DA HISTÓRIA, sobre a Paraíba ter explodido Hiroxima. O comentário dizia sobre um documentário a ser feito contando a história da participação do Brasil na fabricação das bombas usadas pelos alemães na 2ªGGM. Alguém lembra deste post?! Pois eu lembrei.
    E esta nova postagem, este novo fato, só vem a ratificar a história que os velhos paraíbanos contam...hehehe!
    Rhayanne Moura, 3002

    ResponderExcluir
  8. Nossa achei muito incrível, pois depois de tanto tempo acharem bombas da 2º guerra Mundial no nosso país e sem estarem explodidas. Eu acho que isso é muito importante para a historia do país e a historia mundial, pois é uma bomba da 2º guerra.
    E ainda bem que não explodiu e nem machucou ninguém!

    Nome:Joslene Lima dos Santos
    Nº17 Turma:1002

    ResponderExcluir
  9. Nossa achei muito incrível, pois depois de tanto tempo acharem bombas da 2º guerra Mundial no nosso país e sem estarem explodidas. Eu acho que isso é muito importante para a historia do país e a historia mundial, pois é uma bomba da 2º guerra.
    E ainda bem que não explodiu e nem machucou ninguém!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, bombas da 2° guerra mundial nos dias de hoje, era realmente difícil de se esperar. Ainda mais pelo fato do Brasil ter tido uma participação tão pequena ao lado dos EUA na guerra se formos comparar com os outros países.

    Ok, chega até ser "engraçado" pensar nos moradores locais mexendo em uma bomba pensando que haviam moedas dentro, sem saber o risco que corriam.

    Iamara Gonçalves, 1001.

    ResponderExcluir
  11. Aproveitando a deixa, seguem abaixo links referentes às descobertas, datadas da época da Segunda Guerra Mundial.

    * Submarinos japoneses da 2ª Guerra são achados perto do Havaí

    http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4100171-EI8141,00-Submarinos+japoneses+da+Guerra+sao+achados+perto+do+Havai.html


    * Bomba da Segunda Guerra é descoberta em obra de estádio da Euro 2012

    http://www.copa2014.org.br/noticias/1999/BOMBA+DA+SEGUNDA+GUERRA+E+DESCOBERTA+EM+OBRA+DE+ESTADIO+DA+EURO+2012.html


    * Bombas da Segunda Guerra Mundial são descobertas em Maragogi

    http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/09/15/bombas-da-segunda-guerra-mundial-sao-descobertas-em-maragogi-917633762.asp


    * Vala da 2ª Guerra com até 700 corpos é achada na Eslovênia

    http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4665124-EI8142,00-Vala+da+Guerra+com+ate+corpos+e+achada+na+Eslovenia.html


    * Descobertas pistas de herói sueco desaparecido na 2ª Guerra

    http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,descobertas-pistas-de-heroi-sueco-desaparecido-na-2-guerra,532456,0.htm


    Tatiane Moreira - 3004

    ResponderExcluir
  12. sempre curti estudar guerras
    e esse post achei muito intereçante e acho q se tem essa pode ter muito mais não sóh no brasil mas tbm (pricipalmente)na alemanha em alguns lugares secretos seila o cara qria controlar tudo e matar tudo quanto éh judeu pq ele ñ teria esconderijo secreto...

    ResponderExcluir
  13. Achei muito incrível, pois depois quase 70 anors, acharem bombas da 2º guerra Mundial no nosso país e sem estarem explodidas.
    Interessante é saber que existem mais espalhadas.

    Rodrigo Fernandes T:3004

    ResponderExcluir
  14. Nunca imaginei que poderia ter uma bomba da época da 2ª guerra enrerrada no Nordeste brasileiro. E fiquei espantado com a matéria acima, pois ainda pode ter um destes artefatos enterrado na região que divide dois estados brasileiros. Isso pode ser um risco para a população local, ou até mesmo por está dabaixo da terra, pode não ter mais efeito radioativo. Como o ocorrido no "Césio 137", que ainda existem materiais tóxicos daquela época enterrados até hoje, na cidade de Abadia de Goiás (GO). A população nordestina pode está apenas se equivocando, mais sempre deixa-nos atentos com essa recente descoberta. Por ser de tanto tempo. E penso também, quem pôde ter feito aquilo.

    ResponderExcluir
  15. Aluno: Vitor Paulino
    Turma: 3003

    Olá Professora Rita,
    Assunto realmente assustador e cabuloso, por este fato pesquisei mais sobre o assunto e achei um link que especifíca mais o assunto.
    Aqui está o link..

    http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/bombas+atribuidas+a+2+guerra+sao+encontradas+em+alagoas/n1237777094301.html

    Espero ter ajudado.. Abrçs!

    ResponderExcluir
  16. Ainda bem que encontraram essas bombas!
    Muitas pessoas podiam ter sido feridas.
    Como pode depois de tanto tempo isso ter acoontecido ?Pessoas correram risco sem saber.

    Pedro Chaves 3004

    ResponderExcluir
  17. Depois de tanto tempo, ainda encontram bombas da segunda guerra mundial. A nossa sorte é que essas bombas não explodiram, senão iriam causar milhares de mortes. Será que Osama Bin Laden fez algo parecido com isso?
    Se procurarem mais, irão encontrar outras...
    Eu juro que não foi eu que enterrei.

    Ademar Antunes
    Turma: 3004

    ResponderExcluir
  18. Que assunto interessante !
    Muito tempo já se passou e bombas proveninentes da 2ºGuerra ainda são encontradas.
    Os moradores do local correram um grande risco ao mexer nessas bombas com a ideia de que teriam moedas dentro.

    Daiane 3004

    ResponderExcluir
  19. achei legal pois muito tempo depois encontraram e ainda bem qye não causou nenhum mal a os moradores da cidade pois, corriam grande risco
    lucas siciliano T:3003

    ResponderExcluir
  20. É realmente impressionante como ainda encontram-se vestígios da 2ª Guerra Mundial. Sem dúvida ela foi a pior e a mais devastadora de todas as guerras existentes, com milhares de mortes e pessoas com sequelas físicas e mentais até hoje. O pior é saber que depois das ameaças de bombas atômicas em Cuba e no Japão por Estados Unidos e União Soviética, durante a Guerra Fia, ainda há bombas escondidas em territórios nacionais brasileiros. Com certeza ainda há mais bombas enterradas por aí, seja no Brasil ou em outros países. Pelo menos nenhuma delas explodiu. Ainda.

    Lucas Sereda - Turma: 1002

    ResponderExcluir
  21. Assunto interessante, em pensar que todo este tempo os moradores corriam risco e não sabiam do mesmo. Sem saber do que se tratava foram ver pensando que tinham guardado moedas lá dentro, uma demonstração da curiosidade humana, neste dia tiveram sorte por não ter acontecido nada, mas nem sempre será assim. Achei estranho o fato de só agora terem descoberto essas bombas, realmente tem um certo mistério por trás disso, o que também me fez pensar o que ainda não foi descoberto, se demorou tanto para descobrirem isso o que mais ainda está por vir? Será algo que possa mudar drasticamente a história? Bem não custa nada imaginar.

    Nome: Alan Rocha Garçone T: 1002

    ResponderExcluir
  22. Caramba! Que legal isso! Depois de tanto tempo encontrarem essas bombas. Será que ainda funcionam? Bom, melhor precaver do que remediar né rs. Concerteza encontrarão outras como estas com mais exploração.

    Caroline de Lima Rieger -1001

    ResponderExcluir
  23. Assunto bem polêmico que até antes de ler este post eu não tinha ciência do assunto, após entrar no NAVE ando pouco informado, eu fico imaginando oq ainda podemos encontrar embaixo de nossas terras, acho q embaixo de nossos mares e terras há muitas relíqueas, depois dessa noticía não podemos duvidar de nada o mundo ainda é um mistério a ser desvendado, aos poucos podemos perceber que estamos evoluindo, e fazendo novas descobertas e o homem não para de inventar tecnologias eu imagino o mundo como será daqui á alguns anos.

    Nome: Alexander do Couto Barbosa T:1002

    ResponderExcluir
  24. Bom, sendo o Brasil um país "neutro" na 2ª guerra mundial, o que estariam fazendo aqui tais bombas que podem ser tanto da Alemanha quando dos Estados Unidos? Estaria a Alemanha se infiltrando aqui de alguma maneira? (Sendo totalmente improvável, em vista de que já tinham muitos problemas com inimigos próximos na época, e não se importariam em implantar bombas em inimigos que provavelmente nem entrariam em guerra diretamente. A menos que quisessem de alguma maneira abalar os inimigos mais próximos. Ou seja, improvável.) Ou estariam os Estados Unidos se precavendo de uma possível traição brasileira por uma oferta melhor de seus inimigos? Na guerra tudo vale.
    Fica a dúvida.

    Aluno: Tito Lameira
    Nº- 33
    Turma:1002

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.