2 de nov. de 2010

Dia de Finados, origem da data

Os rituais da morte expressam o sincretismos de várias culturas


Origem

O encontro da cultura cristã com a cultura celta deu origem à comemoração do Dia de Finados. Os celtas – povo que habitava a região da atual Irlanda – tinham no seu calendário a festa conhecida como Samhain. Nesse dia, os celtas acreditavam que os dois mundos – o dos vivos e o dos mortos – ficavam muito próximos e eles celebravam essa comunhão.
Cristãos

No século XI, o calendário litúrgico cristão incorporou a idéia e criou o Dia de


Finados, que deveria cair no dia 2 de novembro para não se sobrepor ao Dia de

Todos os Santos, comemorado no dia 1º. A primeira celebração do dia dos mortos

pelos povos católicos foi feita pelos monges beneditinos de Cluny, na França.


FONTE:
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-2111-18653-,00.html

6 comentários:

  1. Nunca vi algo explicando sobre a origem do dia de finados. Eu achei bastante interessante, porém acho que sua real celebração não seja mais
    "o encontro dos dois mundos" como os mais pensavam. Esse dia ao meu é um dia no qual devemos nos lembra daqueles que um dia passaram ao nosso lado e foram mei que esquecidos. Eu vi esse video e achei bem interessante, e ele comprava o que eu estou falando.

    http://www.youtube.com/watch?v=24UheXVB5UE&feature=player_embedded

    Victor Holanda n°29 turma:3001

    ResponderExcluir
  2. ACEITA ESSE !
    Nunca vi algo explicando sobre a origem do dia de finados. Eu achei bastante interessante, porém acho que sua real celebração não seja mais"o encontro dos dois mundos" como os CELTAS pensavam. Esse dia ao meu ver é um dia no qual devemos nos lembra daqueles que um dia passaram ao nosso lado e foram meio que esquecidos. Eu vi esse video e achei bem interessante, e ele comprava o que eu estou falando.
    http://www.youtube.com/watch?v=24UheXVB5UE&feature=player_embedded

    VICTOR HOLANDA N°:29 T:3001

    ResponderExcluir
  3. Algo que achei legal,é que os chineses comemoram o dia de finados em 4 de abril, que alem de ser chamado de Dia de Finados,pode também ser chamado de Dia de Qing Ming .
    Nessa data os chineses de todo o mundo limpam os túmulos dos familiares, queimam moedas do reino de Hades e colocam flores nos túmulos, contando aos antepassados novidades da família.
    Gosto muito da cultura chinesa,e achei legal dividir isso com todo mundo.

    Vinicius Gomes Eiras
    Turma 3003

    ResponderExcluir
  4. Como o Victor e o Vinieiras eu achei algo muito interessante, pois no meu Blog Rio Navegante, eu escrevi uma matéria sobre a origem do Halloween, que por incrível que pareça têm uma forte ligação com o Dia de Finados.
    Entre eles há uma série de fatos históricos onde aparece até a inquisição, que acreditava ser o halloween, um ato de bruxaria.

    Se quiser visitar e ler a matéria:
    http://rionavegante.blogspot.com/2010/10/dia-das-bruxas.html

    Jonathan Caroba
    T: 1002

    ResponderExcluir
  5. Não só as culturas celta e cristã que existe essa idéia de que os dois mundos se unem. Na cultura japonesa também comemoram uma data semelhante à essa, mas não me recordo agora. É muito interessante tais datas que comemoram a partida de outras pessoas para um possível plano paralelo.

    Victor Mozer T.: 3003 Nº: 27

    ResponderExcluir
  6. Acho engraçadinho o modo que os japoneses comemoram o dia de finados.
    Lá é de 13 a 15 de agosto ou de 13 a 15 de julho(varia de acordo com a região).
    As crianças acendem incensos e brincam, os adultos se reúnem pra fazer oferendas, com flores, água e flores de lótus, em um altar (montado nas residências, chamado butsudan) cheio de comida. Eles acham que assim os espíritos se sentem em casa nesses dias, haha.
    Eles também acendem muitas lanternas (chouchin) pra guiar os espíritos na volta pra casa, por isso que chamam também de Festival das Lanternas. De noite tem o Bon Odori, a dança pra confortar e entreter seus ancestrais. Depois disso, os espíritos voltam pros seus lugares. *-*
    A cultura japonesa é tão linda, não me importaria de fazer esse tipo de coisa aqui no Brasil. (:

    Iamara Gonçalves, 1001

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.