26 de dez. de 2011

Já que é Natal...


O Peru

Peru é o nome comum dado às aves galiformes do gênero Meleagris com variantes selvagens e domesticadas, originária das Américas (México e sul dos Estados Unidos).

Dizem que foi Cristóvão Colombo quem, pela primeira vez na história, fez referência ao peru. Consta que o navegador chegou à América nos idos de 1492, mas pensou ter chegado às Índias e, certo disto, deu o nome de galo da índia a uma ave robusta encontrada em território americano.

A história registra também que a ave tinha excelente padrão gastronômico e por isso foi servida em banquete, em 1549, à rainha Catarina de Médicis e, desde então, teve sua fama espalhada pelas cortes européias, passando a ser símbolo de iguaria para grandes ocasiões. Reza, ainda, a história que o sucesso desta ave se deve, em grande parte, aos jesuítas, que começaram a criá-la em larga escala ao redor do mundo.

O peru também está associado à história americana, pois os primeiros colonizadores a chegar à América do Norte ali encontraram essa ave em grande quantidade, logo a transformando em rica fonte de proteína de suas refeições. Há registros de que esses colonizadores plantavam milho e, com o advento dessa agricultura em escala, os perus passaram a se multiplicar rapidamente, tornando-se praga nos milharais. A saída encontrada pelos peregrinos foi organizar caçadas ao peru e, assim, surgiram as festas coletivas onde a ave aparecia como assado principal, dos mais apreciados. Essas festas logo se transformaram em ritual de agradecimento a Deus pelas colheitas e assim teria surgido nos Estados Unidos o Thanksgiving Day, ou Dia de Ação de Graças.

3 comentários:

  1. Dileta Rita,

    Desejo um Feliz 2012 repleto de êxitos e realizações.

    Abraços,

    Lima Júnior

    ResponderExcluir
  2. Olha ai o Saiba História passando para dizer que tem postagens novas lá no blog. Um grande abraço! :-)

    ResponderExcluir
  3. Curtindo o conhecimento e sentindo a sua falta... e dando uma passadinha por aqui para convidá-la a visitar os novos textos do Saiba História. Fica a dica!
    Abraços,

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.