8 de jun. de 2009

COMO ESTUDAR HISTÓRIA


Mais uma dica extremamente útil do professor Michel e que repasso para vocês.


Como estudar história:


1- Situe o fato no tempo e espaço: Saber quando e onde ocorreu determinado fato histórico é condição elementar para saber história.

2- Analise o contexto histórico: contexto histórico é o conjunto de acontecimentos que cerca o fato em questão. É o ponto mais importante do roteiro, pois mostra que não existem fatos isolados. A noção do contexto histórico rompe com a decoreba de conteúdos.

3- Conheça os antecedentes: antecedentes são as causas de determinado fato histórico, e estão interligados ao contexto histórico. As causas permitem entender os motivos que levaram ao fato.

4- Compreenda o fato através de suas características e seu significado histórico.

5- Perceba os seus desdobramentos: desdobramentos são as consequências do fato estudado. Conhecer as consequências permite estabeleceremos um gancho para analisar o próximo fato histórico."
Bom Estudo!

Um comentário:

  1. Professora,adorei as informações de como estudar história. Este "passo-a-passo" não só ajudar organizar a máteria,mas como o pensamento na hora de armanená-lo na "caichola",e assim,finalmente conseguiremos entender a matéria...Ah também adorei o novo designer do blog,deu um "ar harmônico e de futuro".Como se a senhora tivesse querando desejar a todos que leem seu blog,um futuro repleto de conhecimentos,pois o que falta para que muitos problemas sejam resolvidos na sociedade,é o conhecimento ser espalhado como a mesma percussão que as "coisas" vães, entre os jovens do século XXI...bjos

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.