12 de ago. de 2009

Diretor norte-americano visita escolas do Rio

Por Mônica Marzano
Fotos: Cris Torres

A Secretaria de Estado de Educação recebeu nesta segunda-feira (10/8) a visita do diretor norte-americano David Anderson, da Mount Vernon High School, do estado de Washington. Ele veio ao Brasil conhecer a organização e as propostas educacionais na rede pública estadual, como parte do Programa de Intercâmbio entre Gestores, criado pela Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed).

A secretária Tereza Porto deu as boas-vindas a David, um dos oito gestores premiados por sua excelência em liderança em seu país.

Para David Anderson, os educadores norte-americanos compartilham de um desejo comum, que é tornar a educação relevante para os alunos.

- A pergunta que o aluno deve se fazer é ‘por que eu estou aprendendo isso?’. É aí que o professor entra com o papel motivador, levando o aluno a compreender a importância de estar na escola e interagir positivamente, com o que já traz de sua vida. Percebi que os professores aqui pensam da mesma forma e são comprometidos.

Durante sua estada no Rio, David percorrerá cinco colégios estaduais, começando hoje pelo CE Dom Pedro II, em Petrópolis, na Região Serrana. Na terça-feira, será a vez do CE José Leite Lopes, na Tijuca, e do Ciep Nação Mangueirense, na Mangueira. O roteiro termina na quarta-feira no Ciep Recanto dos Colibris, em Nova Iguaçu, e no CIE Miécimo da Silva, em Campo Grande. Em cada uma das unidades, ele vai conversar com os diretores, conhecer as experiências bem-sucedidas e contar um pouco de sua realidade.

Essa é a primeira vez que David vem ao Brasil e se disse encantado com a simpatia da população e com as belezas naturais. No último final de semana, ele conheceu os principais pontos turísticos da cidade e até assistiu ao jogo entre Flamengo e Corinthians no Maracanã.

- Está sendo um prazer conhecer no Brasil. As pessoas são muito receptivas e alegres.

Programa de Intercâmbio entre Gestores Escolares – Brasil / Estados Unidos

O programa de intercâmbio foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos em 1998, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, e faz parte do “Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar”, que também tem como parceiros a Fundação Roberto Marinho, a UNESCO, a UNICEF e o movimento “Todos pela Educação” e “Brasil Competitivo”.

Os outros estados visitados serão Tocantins e Ceará, por Scoot Raab (Washington) e Tracey Severns (Nova Jersey); Sergipe e Goiás, por Gregory Tipton (Ohio) e Scott Schmereison (California); e Mato Grosso do Sul e Distrito Federal por Jacqueline McEvoy (California) e Artur Stellar (Massachusetts). O intercâmbio também é feito de diretores brasileiros para os Estados Unidos há 10 anos. É selecionado um diretor de cada estado e um do Distrito Federal através do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Consulte toda a notícia clicando no título da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.