11 de ago. de 2009

"FOFOCA" HISTÓRICA



Para quem gosta de conhecer os "bastidores da História"!



Mais um livro para ler nestes dias de chuva e conhecer um pouco da nossa história, aquela que não se estuda na sala de aula.



Dama de honra da princesa Francisca, irmã de dom Pedro, e aia das filhas deste, Isabel e Leopoldina. Também era a mais querida amiga do imperador - e as palavras "amiga", "amigo", "amizade", recorrentes na correspondência entre os dois, são eufemismos: Luisa foi amante de dom Pedro II. Reconstituída com muita graça na biografia Condessa de Barral - A Paixão do Imperador (Objetiva; 264 páginas; 33,90 reais), de Mary Del Priore, a vida extraordinária de Luisa permite um vislumbre único do que se passava no recesso das alcovas reais. A historiadora buscou fazer um retrato humano, despido da aura reverencial que cerca seus personagens. "Meu objetivo foi mostrar o imperador de pijama e a condessa de bobes na cabeça", brinca Mary, autora também de O Príncipe Maldito, biografia de Pedro Augusto, neto de dom Pedro II.
Uma biografia da condessa de Barral - a grande paixão de dom Pedro II - revela uma mulher avançada demais para os padrões provincianos do Brasil do século XIX.
arquivoetc.blogspot.com

Um comentário:

  1. Oi, Rita

    Valeu pela dica!

    Aqui eu estou me preparando para ler "Galantes memórias e admiráveis aventuras do virtuoso conselheiro Gomes, o Chalaça" de José Roberto Torero. Parece ser bem interessante...

    Abraços!:-)

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.