15 de abr. de 2010

O QUE VOCÊ ACHA DESSA PROPOSTA?

SÃO PAULO – Durante audiência pública, ontem, na Câmara dos Deputados, o ministro interino da Cultura, Alfredo Manevy, defendeu o uso das LAN Houses para ampliar e qualificar acesso da população à internet.

“Elas [LAN Houses] podem ajudar numa política pública de qualificação dos usos da internet no Brasil. Podem ter parcerias com as escolas e se transformar em pontos de cultura", disse Manevy.

O ministro lembrou, ainda, que o Vale-Cultura, no valor mensal de 50 reais, destinado a trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos, poderá ser usado nas LAN Houses. O projeto de lei que institui o benefício (PL 5798/09) foi aprovado na Câmara e no Senado, mas retornou novamente à Câmara após os senadores terem realizado emendas no projeto.

“Devemos encarar as LAN Houses não como parte do problema, mas como parte da solução, e criar um amplo programa de formalização das LAN Houses, porque há um problema de informalidade, criando incentivos e estímulos e, ao mesmo tempo, induzindo elas a uma relação com cultura e educação”, argumentou o ministro.

(com informações da Agência Câmara), postado em http://info.abril.com.br/noticias/internet/ministro-da-cultura-defende-uso-de-lan-house-14042010-7.shl, acesso em 15/04/2010.





7 comentários:

  1. Seria mais digno promover a inclusão digital criando centros tecnológicos nas comunidades e não incentivando as pessoas a usarem um local onde além de gastar dinheiro para acessar , não terão nenhuma estrutura de aprendizagem!
    o Estado sempre fez o que é mais facil!Ou proíbe o que já tem ou libera o que é mais facil.Sempre um Absurdo!

    ResponderExcluir
  2. Nome:Leticia Turma:3004
    Eu apóio o uso das lan house já que não são criados esses ´´centros técnológicos ´´ nas comunidades.Se as pessoas esperarem o governo elas vão ficar atrasadas pelo resto da vida.Tudo bem que as lan houses não são perfeitas e nem gratuitas e por isso não é usada por toda a comunidade pobre mas é nelas que boa parte das pessoa pobre e que não tem computador em casa consegue acessar a internet .

    ResponderExcluir
  3. Bem, ótima proposta do ministro de usar as lan house como fonte de informação e não tentar extermina-lás, pois isso não funcionará. Conheço muitas pessoas que vão em lan house para fazer trabalho de casa, até para imprimir um trabalho. É uma boa opção de pesquisa, maas ficaria ainda melhor criar uma parcerias com as lan house e abrir um centro tecnológico, onde só objetiva a pesquisa e usa da internet, pois em lan house o pessoal tem muito custume de ir jogar e fazer outras coisas e acabam esquecendo que talvez tenha alguém ali querendo estudar, pesquisar.

    Nome: Leandro Gouveia
    Turma: 3003

    ResponderExcluir
  4. Depende do uso. Eu aprovo, caso seja para elaborar um trabalho ou ler livros, por exemplo. Porém, não será assim que vai acontecer. Sabemos que a grande maioria usará apenas para diversão, acessando sites de relacionamento ou mensageiros online (orkut e msn). Não condeno o uso da internet para se divertir, mas para tudo há sua hora.

    ResponderExcluir
  5. Professore achei a proposta super legal, mas tem que ser feita com cautela. Lan house possui várias maneiras de serem usadas. E para que esse espaço seja usado de forma correta precisa de um bom investimento porque vai ser preciso muito monitoramento por parte do governo, afinal na internet se encontram muitas coisa ilegais não só para menores, mas também para os adultos. Além de que será preciso profissionais de qualidades para ensinar as pessoas a terem um bom uso da internet de forma que ela possa trazer frutos para quem freqüenta as Lan House.
    A iniciativa é perfeita, já imaginou as lan house sendo usadas como espaço de educação virtual e cultural vai ser um grande passo para o Brasil.
    Parabéns Professora ótimo post. Abraços.
    Kevin dos Santos Ferreira, 1002.

    ResponderExcluir
  6. Achei a proposta muito interessante, pelo fato de estarmos vivendo numa era digital, onde tudo é movido por computadores. O que traz a necessidade de todas as pessoas terem um. Mas nem todas as pessoas têm condições, ainda mais um com internet. Essa proposta pode mudar isso e fazer com que essas pessoas tenham uma oportunidade. Agora cabe a essas pessoas saberem como aproveitar esta oportunidade da maneira correta.

    Nome: Alan Rocha
    Turma: 1002

    ResponderExcluir
  7. Eu acho a proposta muito boa, por que ajudaria:
    • A pessoa carente a se conectar ao mundo virtual aonde vem crescendo consideravelmente pelo fato de ser uma excelente ferramenta que (usada corretamente) nos proporciona a oportunidade de "acessar" conhecimento e cultura.
    • As Lan Houses irregulares a se oficializarem.
    • Os trabalhadores, pelo fato de poder assinar a carteira de trabalho, assim tendo direito de reivindicar os seus direitos de trabalhador.
    Nome: Marcus Estevan Turma: 1002

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.