22 de jun. de 2010

12 de junho - dia dos namorados só no Brasil

FONTE: http://www.educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u17.jhtm

Trocar beijos e bilhetes, oferecer bombons, mandar flores e escrever cartões... A tradição de comemorar o Dia dos Namorados existe há muito tempo. Contam que na Roma antiga, no século 1 d.C., o cruel imperador Cláudio proibiu os soldados de se casarem, para serem mais eficientes na guerra. Nem todos cumpriam a ordem, no entanto. O soldados muito apaixonados, que insistiam em se casar, procuravam um certo padre Valentim.

O padre Valentim celebrou muitos casamentos, em cerimônias secretas. Até que um dia, durante o casamento de um jovem casal, foi descoberto. Por sua desobediência, foi condenado à morte e martirizado. Era o dia 14 de fevereiro.

Os cristãos transformaram-no em santo. O dia em que são Valentim morreu tornou-se o Dia de São Valentim, e também Dia dos Namorados. Cada país comemora essa data de um jeito especial. Nos Estados Unidos e no Canadá, as crianças confeccionam cartões com papéis decorados e mensagens, que distribuem para seus amigos e colegas.

Na Itália, a data é comemorada com um grande banquete. No país de Gales, os presentes podem ser colheres esculpidas em madeira, pintadas com chaves, corações e fechaduras. No Japão as mulheres dão aos seus namorados caixas de chocolate. Na Inglaterra, as crianças cantam canções e ganham de seus pais doces e frutas.

Enfim, em quase todo o mundo, o dia 14 de fevereiro tornou-se Dia dos Namorados! Ei, espere um pouco... No mundo todo, não! No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho. Em 1949, o publicitário João Dória teve a idéia de colocar a data no nosso calendário no mês de junho, um mês fraco para o comércio. E bem na véspera do Dia de Santo Antonio, o santo casamenteiro. Muito bem, o Dia dos Namorados passou a ser o dia 12 de junho. No dia 13 de junho, comemoramos Santo Antonio.

A idéia deu certo. Desde então, as vendas aumentaram bastante no mês de junho. Pronto. Passamos a comemorar o Dia dos namorados dia no 12 de junho! E além dos beijinhos e dos cartões, que tal comprar um presentinho para seu/sua namorado(a)?

14 comentários:

  1. AAAAAAAAAAAH, que lindo, pena que li atrasada. x:
    Eu não sabia porque chamavam dia dos namorados de dia de São Valentim, agora sim entendi, por isso nos EUA é chamado de Valentines's day.

    Iamara Gonçalves, 1001

    ResponderExcluir
  2. Adorei este post!!!!

    Gostei principalmente da parte em que a senhora diz que só no Brasil se comemora o Dia dos Namorados no dia 12 de junho, e que só se comemora nessa data por que o mês de junho é fraco comercialmente.

    Abs,
    Gabriel Cruz Freitas/12/1002

    ResponderExcluir
  3. Oi Iamara, que bom que você gostou da matéria e aprendeu alguma coisa com ela. esse é o objetivo do Blog. Obrigada pela sua participação.

    ResponderExcluir
  4. Olá Gabriel.
    Foi mesmo uma grande sacada do João Dória, não é?Com isso houve um aquecimento do mercado numa época fraca.
    E quem não gosta de receber e dar um presente de namorado(a)?

    ResponderExcluir
  5. ahhhh tadinho dos homens apaixonados que queriam se casar, tadinho na verdade do Valentim, todos conseguiram se casar, e ele seu deu mal! muito legal esse post!
    Mais legal seria se resolvessemos comemorar o dia dos namorados juntando todas as tradições de outros países com a nossa, essa mistura toda ia ser muito divertida!

    Taiana Medeiros
    1002

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da história, ainda mais por que eu gostei muito do que esse padre Valentin fez, mesmo que ele tenha de morrido, ele fez o melhor.
    Ele fez o que achava certo!
    Isso é muito bom!
    Só que professora, eu gostei muito dessa história e gostaria de saber o por que que ele fazia isso, mesmo sabendo que poderia morrer por seus atos!

    Bjão professora!!

    Rodrigo Rocha - 1002

    ResponderExcluir
  7. aah,que lindo,eu achei bastante interessante, nao sabia que fora do Brasil era comemorado em outra data :D'

    ResponderExcluir
  8. Olá professora,
    Muito interessante esse post,entretanto não me surpreendeu muito o fato do interesse comercial interferir de tal forma em nossa cultura. Temos como exemplo a data comercial que mais movimenta dinheiro em todo mundo: o natal. A data em si não sofreu essa influência mas, alega-se que seu principal símbolo, o papai noel, foi idealizada por uma das maiores empresas do mundo, a Coca Cola.


    Nome: Victor Oliveira Cavalcanti de Holanda, n:29
    Turma:3001

    ResponderExcluir
  9. Depois de ter sido condenado injustamente, essa homenagem foi feita as alturas ao padre Valentim. Aproveitando o seu comentário, quero dizer que não adianta fugir do sistema capitalista. Tudo, até mesmo as datas festivas, são feitas a partir desse sistema de governo. Se não gerar lucro, não vale a pena. Isso é lamentável!
    OBS.: gostei do texto, professora. Não sabia de toda a história. Eu, particularmente, descobri algo que queria saber, mas deixava de procurar. Seu blog também é cultura, Rita!
    Nome: Alex Silva
    Turma: 3003

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo, com certeza o padre Valentim acreditava no que fazia. Era um idealista e seguia seu ideal, sem se importar com as consequências. Esse é, geralmente, o comportamento dos heróis.
    Bjs prof. Rita.

    ResponderExcluir
  11. Alex, entendo perfeitamente. As vezes temos uma dúvida ou queremos descobrir alguma coisa, mas por falta de tempo ou excesso de atividades acabamos deixando de lado e esquecemos. Fico feliz em saber que você teve resposta para alguns de seus questionamentos. Bjs Prof. Rita.

    ResponderExcluir
  12. Pois é Vitor, no sistema capitalista é o "vil metal" que passa a ser o objetivo de qualquer evento ou festa. O que importa, neste caso, é termos consciência do fato.
    Bjs prof. Rita

    ResponderExcluir
  13. Professora eu adorei o post , pena que não li perto da data ou algo assim . Porque o post não só fala das coisas românticas e apaixonadas , mas também fala da criação da data , data esta que diferente de outros países só é comemorada em Junho aqui no Brasil . A homenagem que prestaram à São Valentim , acho que é bastante justa , porque de algum modo ele tentou, mesmo de uma maneira escondida , ligarem as pessoas apaixonadas , uma ás outras , casando-as . Pena que devido a uma injustiça não pode concluir mais casamentos.Mas pela idéia principal está excelente , porque nesta data que homenageam também a ele , verdadeiros amores são demonstrados .

    Nome : Caryne Rossler de Matos
    Turma : 1001 Nº:37

    ResponderExcluir
  14. Se todo dia fosse Dia dos Namorados, o comércio ia melhorar,e MUITO.
    Se todo dia fosse Dia dos Namorados, não ia dar certo, pois as pessoas aim viver "se pegando" em tudo é canto, e isso seria atentado ao pudor, né?
    Mas também acho que todo dia seria mais um dia feliz.
    O que é o amor?
    Acho que apenas um sentimento que existe para nos fazer sofrer após um separação, principalmente se você pensa que a pessoa que você gosta, também gosta de você, tanto de você dela, mas acaba se iludindo, e essa pessoa diz que gosta de outra pessoa mais próxima dela do que você.
    Desculpe se escrevi demais, mas eu precisava expressar o que senti ao ler esta postagem.
    Nome: Thayanne Aquila Santos de Lima
    Turma: 1001

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.