Uma das primeiras postagens deste blog, em 31 de março de 2009, tratava exatamente deste tema.
Agora, mais de um ano depois, um aluno do primeiro ano sugeriu a matéria, argumentando que tinha "tudo a ver" com o blog. Ele, inclusive, indicou o site.
Reproduzi parte da matéria e, para saber mais, clique no título.
A História da Internet - Como Tudo Começou...
Kellen Cristina Bogo
A Internet nasceu praticamente sem querer. Foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria com o nome de ArphaNet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear.
Quando a ameaça da Guerra Fria passou, ArphaNet tornou-se tão inútil que os militares já não a consideravam tão importante para mantê-la sob a sua guarda. Foi assim permitido o acesso aos cientistas que, mais tarde, cederam a rede para as universidades as quais, sucessivamente, passaram-na para as universidades de outros países, permitindo que pesquisadores domésticos a acessarem, até que mais de 5 milhões de pessoas já estavam conectadas com a rede e, para cada nascimento, mais 4 se conectavam com a imensa teia da comunicação mundial.
Nos dias de hoje, não é mais um luxo ou simples questão de opção uma pessoa utilizar e dominar o manuseio e serviços disponíveis na Internet, pois é considerada o maior sistema de comunicação desenvolvido pelo homem.
Com o surgimento da World Wide Web, esse meio foi enriquecido. O conteúdo da rede ficou mais atraente com a possibilidade de incorporar imagens e sons. Um novo sistema de localização de arquivos criou um ambiente em que cada informação tem um endereço único e pode ser encontrada por qualquer usuário da rede.
Em síntese, a Internet é um conjunto de redes de computadores interligadas que tem em comum um conjunto de protocolos e serviços, de uma forma que os usuários conectados possam usufruir de serviços de informação e comunicação de alcance mundial.
(...)
A Internet no Brasil
A história da Internet no Brasil começou bem mais tarde, só em 1991 com a RNP (Rede Nacional de Pesquisa), uma operação acadêmica subordinada ao MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia).
Até hoje a RNP é o "backbone" principal e envolve instituições e centros de pesquisa (FAPESP, FAPEPJ, FAPEMIG, etc.), universidades, laboratórios, etc.
Em 1994, no dia 20 de dezembro é que a EMBRATEL lança o serviço experimental a fim de conhecer melhor a Internet.
Somente em 1995 é que foi possível, pela iniciativa do Ministério das Telecomunicações e Ministério da Ciência e Tecnologia, a abertura ao setor privado da Internet para exploração comercial da população brasileira.
A RNP fica responsável pela infra-estrutura básica de interconexão e informação em nível nacional, tendo controle do backbone (Coluna dorsal de uma rede, backbone representa a via principal de informações transferidas por uma rede, neste caso, a Internet).
Caros amigos! Passei algum tempo ausente mas descobri que muitas pessoas comentaram postagens antigas. Foi uma surpresa muito agradável! Este blog foi criado em 2008 com o objetivo ser mais uma ferramenta de aula. Em 2010 me transferi da escola e não havia condições de utilizá-lo. Agora, em 2013, retorno para uma unidade do Estado onde, acredito, o blog poderá servir, novamente,como complemento das aulas, estimulando a aprendizagem. Bons estudos!
Concordo plenamente que a internet é considerada o maior sistema de comunicação desenvolvido pelo homem. Atualmente, você pode fazer o que quizer nela, como por exemplo, se comunicar com pessoas do "outro lado do mundo", fazer pedidos (Compras), pesquisas, se divertir etc. Ou seja, a criação da internet facilitou a vida das pessoas, não precisamos mais sair de casa.
ResponderExcluirRaísa M. -Turma 3004
ResponderExcluirConcordo que a internet serve para diversas atividades e que ajuda bastante na comunicação entre as pessoas etc. Mas ela também piorou alguns males, como a pornografia. E não são poucos os casos.
É verdade Raísa. A Internet facilitou a comunicação e o acesso às pessoas, mas o mau uso dela ou de qualquer invenção humana deve ser creditado somente ao ser humano. Se você observar na história, muitas descobertas que foram feitas para facilitar e melhorar a vida humana, serviram também para destruí-la.
ResponderExcluirObrigada pela sua participação.
Bjs Rita.