20 de jul. de 2010

O filme Olga

No 3º ano estudamos a Primeira República.
Para dar uma acelerada passei, nas últimas aulas, o filme Olga.
Muitos alunos pediram uma postagem sobre ele para que possam comentar.

Clicando no título você poderá acessar um site que dá mais informações e apresentou a sinopse que reproduzo aqui:

"SINOPSE: O filme retrata uma grande história de amor, em todos os sentidos: a luta; os ideais; o marido; a maternidade. Da infância burguesa na Alemanha à morte numa das câmaras de gás de Hitler, as imagens retratam a alma de uma revolucionária que descobriu o amor e a crueldade no Brasil, onde Olga Benario casou-se com Luís Carlos Prestes, engravidou e foi entregue por Getúlio Vargas aos nazistas".
(http://www.interfilmes.com/filme_14874_Olga-(Olga).html)

Em agosto teremos outras novidades sobre esse momento da História. Aguardem.






10 comentários:

  1. Você poderia me dizer, em sua opinião como o Lula passaria para a história? bjs

    ResponderExcluir
  2. Todas as vezes que assisto o filme fico emocionada. Olga foi uma mulher muito batalhadora e que sempre lutou por aquilo que achava que era certo. Até mesmo no dia de sua morte e difentemente de outras mulheres que se encontravam na mesma câmara de gás que ela, se manteve firme e forte. Com sua postura séria e sem mostrar desespero.
    É linda a história de Carlos Prestes e de Olga. A partir de um simples disfarce, descubriram o amor. Porém, quando os governantes brasileiros descobriram que eles estavam aqui, prenderam os dois. A partir desse dia, nunca mais voltaram a se encontrar e apenas conversavam por cartas. Se esse fosse um filme com uma história fictícia, desejaria que antes de morrer, ela encontrasse Carlos pela última vez. Mas, como é uma história real, não podemos mudar o final.

    ResponderExcluir
  3. Depois de ver um comercial na televisão e pesquisar na internet, achei muito interessante a criação de uma olimpíada de história:
    http://www.mc.unicamp.br/1-olimpiada/inicio/

    ResponderExcluir
  4. É emociante ver como toda uma geração se mobilizou em prol do que acreditavam ser o correto. Olga foi mais uma vítima da ditadura, que viveu e morreu lutando pelo seu ideal. Sei que foi uma causa NOBRE que a levou a ir até fim mas ao ver o filme confesso que cheguei a me perguntar se ela naum teria se arrenpendido em especial quando sua filha é arrancada dos seus braços (literalmente}. Olga e todos os que lutaram ao seu lado foi e sempre será um sibolo da liberdade.

    ResponderExcluir
  5. Fico muito satisfeita em saber que continuaremos a estudar "esse momento da história" já que é muito interessante e importante conhecermos mais uma vez as barbaridades que a raça humana é capaz de fazer, com o objetivo de que estas não sejam repetidas jamais !

    Aluna: Thaís Teixeira Barros
    Turma: 3003

    ResponderExcluir
  6. O filme retrata uma Olga uma mulher que tinha uma mente cheia de sentidos fortes pelo seu marido e por sua filha. Da infância burguesa na Alemanha à morte numa das câmaras de gás de Hitler, o filme retrata a alma de uma revolucionária que descobriu o amor e a crueldade no Brasil, onde Olga Benario casou-se com Luís Carlos Prestes, engravidou teve sua filha, ficou com ela até pouco antes de ser executada.
    Nome:Wautier de Jesus N°30 T:3001

    ResponderExcluir
  7. Professora, achei muito interessante o trailer do filme, as histórias que li, os artigos que encontrei e partes do filme que eu vi no Youtube de Olga. Acho válida a idéia de assistirmos o filme no colégio, até porque não há mal nenhum dar um avanço na matéria!
    Quem sabe não conseguimos até uma palestra com a filha dela? Seria um encontro MUITO legal.

    JOnathan Caroba 1002

    ResponderExcluir
  8. Olga é importante para que as pessoas tomem conhecimento não só de personagens importantes na história do Brasil, mas também da história mundial. Este filme consegue nos mostrar com clareza a história sofrida da jovem alemã revolucionária que passou por cima de tudo e todos para lutar pelo o que acreditava ser o correto. Olga não só me emocionou como também me fez acreditar na esperança de um mundo melhor, pois, este é o único sentimento que ainda nos faz estar aqui, lutando com todas as forças pelos nossos ideais. Olga Benário é um exemplo e com certeza deve ser lembrada como uma guerreira.

    Aline Raquel
    Turma: 3004

    ResponderExcluir
  9. Foi muito bom os alunos ter visto esse filme, pois ficou mais facil de aprender a matéria. O filme é muito emocionante, mesmo mostrando cenas de barbaridades do que a raça humana pode fazer.

    Nome: Raphael Mendes B. Santos nº:22 T:3003

    ResponderExcluir
  10. È muito importate saber realmenti quem tivemos como lider do brasil (1930-1945) muitas coisas foram feitas estimulou o crescimento industrial porem,ninguem podia bater de frente com suas opinioes ou seja nao tinham direito serem livres para exporem suas ideias a respeito de sua politica. Òlga segundo getulio foi um presente para hitlher porem o que poucos sabem é das dificuldades enfrentadas por essa mulher que queria apenas um mundo mais justo mais hmanitario sem desigualdade!
    Atualmenti muitas Òlgas existem por aí lutandu pelo direito de poder se expressarem
    Drieli

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.