7 de ago. de 2010

11 de Agosto - Dia do Estudante!

Para todos os estudantes, mas em especial, aos meus alunos.
Vocês sabiam que havia um dia inteirinho dedicado a vocês?

No dia 11 de agosto do ano de 1827, o imperador dom Pedro 1º assinou um decreto imperial, que criava dois cursos de direito no Brasil. Um em Olinda (PE) e o outro em São Paulo (SP). As duas escolas tornaram-se muito importantes, formando gerações de juristas, intelectuais e políticos brasileiros.
As duas foram inauguradas com honras, presenças ilustres, tiros de artilharia.

Cem anos depois da criação desses cursos no Brasil, em 1927 - a data passou a homenagear todos os estudantes. É assim que todos os anos, pelo menos um dia, todos se lembram de homenagear aqueles que se esforçam todos os dias, estudando.

Lembrem-se, ser estudante é muito mais do que acordar cedo e fazer trabalhos sem fim. Ser estudante é, principalmente se tornar um cidadão, conhecer o mundo e as pessoas. Buscar o caminho para compreender e modificar sua realidade, para melhorar a vida de todos. Nas mãos do estudante está uma gande responsabilidade: o futuro da Humanidade.
E o que é estudar? É observar, é ensaiar, memorizar, usar a inteligência, exercitar-se, pensar, conhecer, analisar. Também é se conhecer melhor.
Adaptado de http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u16.jhtm

Em agosto ainda comemoramos:
dia 19 - dia da fotografia.
dia 22 - dia do Folclore
dia 25 - dia do Soldado
Para acessar as matérias referentes a estas datas, clique no título!

3 comentários:

  1. Puxa professora, é incrível saber que nós alunos temos também um "espaçozinho" no calendário, a propósito eu fiquei procurando na internet e encontrei um site que mostra a "oração do estudante" e, sinceramente parece até que é um aluno do NAVE que fez!
    o enderesso do site é esse:
    http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diaestudante.html


    Paulo Vítor Dias Linhares
    1001

    ResponderExcluir
  2. Eu acho bem legal nós termos um dia.
    Pena que no dia tem aula, mais tudo bem.
    Acho que assim nós nos sintimos mais iguais, sentimos um pouco mais de importancia. É como se estudar tivesse ganhando mais importancia, s mesma de um emprego de um dia religioso.
    Acho bem estimulante estudar pra chegar o dia em que nós somos homenagiados.

    ResponderExcluir
  3. Muito justo termos um dia só nosso, pois muita gente diz que vida de estudante é fácil, mas em sua época de escola, também sofriam pra dar conta de todos os trabalhos, hahaha ;]

    Fernanda Emerick 3004 - NAVE

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.