Caros amigos! Passei algum tempo ausente mas descobri que muitas pessoas comentaram postagens antigas. Foi uma surpresa muito agradável! Este blog foi criado em 2008 com o objetivo ser mais uma ferramenta de aula. Em 2010 me transferi da escola e não havia condições de utilizá-lo. Agora, em 2013, retorno para uma unidade do Estado onde, acredito, o blog poderá servir, novamente,como complemento das aulas, estimulando a aprendizagem. Bons estudos!
24 de ago. de 2010
Brasil no 8º lugar entre as economias do mundo
Notícia publicada no "ODIA" em 19/08, informa que o Brasil está perto de desbancar a Espanha no ranking das maiores economias do mundo.
"O Brasil desbancou a Espanha e se tornou a oitava maior economia do mundo, segundo dados do Produto Interno Bruto (PIB), citados ontem pelo jornal espanhol Expansión, a partir de levantamento da agência Bloomberg. O jornal mostra cifras oficiais sobre o PIB nominal dos dois países, relacionando os dados obtidos em 12 meses até o segundo trimestre de 2010.
O PIB nominal do Brasil atingiu US$ 1,8 trilhão, enquanto o da Espanha ficou em US$ 1,5 trilhão no período. De acordo com o jornal, a economia espanhola, que estava em sétimo lugar em 2007, caiu para a nona posição no ano até junho. O periódico espanhol aponta que o Brasil, que tem como principal destino das exportações a China (13% do volume total de comércio), apenas sofreu durante o período da crise (2008-2009) por dois trimestres de crescimento negativo. “Em seguida, o real começou a recuar até um terço do seu valor no final de 2008, o que incentivou as exportações, tornando os produtos brasileiros mais atrativos no mercado internacional”, diz o jornal.
A reportagem destaca o consumo interno brasileiro impulsionado pela maior oferta de crédito e por incentivos fiscais, e cita que programas governamentais, como o Bolsa Família, impulsionaram a ida do brasileiro às compras, evitando que o País sofresse ainda mais com os efeitos da crise financeira internacional.
O Expansión lembra que é necessário esperar até dezembro para que o Brasil seja confirmado como a oitava maior economia do mundo. A reportagem saiu no mesmo dia em que o ex-ministro de Assuntos Exteriores espanhol, Josep Piqué, considerou que o conjunto de nações que formam a América Latina, se fosse avaliado de forma integrada, criaria “a quarta economia mundial, na frente da Alemanha”, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. A Europa, por sua vez, é “o doente da economia mundial”, acrescentou Piqué".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Que lindo, Brasil ganhando da Espanha.
ResponderExcluirE pensar que tem gente dizendo que o nosso país não está com nada, hein!
Um dia ficaremos em primeiro lugar, tenho fé nisso! GO GO BRASIL!
Gisele A. de Lima- 1001
Em partes acho muito bom o Brasil estar "subindo de nível" ultrapassando alguns outros países. Mas será que não tem algumas coisas embaixo do tapete que ele deveria também tentar outras melhoras ?
ResponderExcluirTudo ocorre por "baixo do nariz" mesmo ou existem fatos escondidos ?
Mainara Assis - 3001
Espero que o Brasil consiga manter a sua posição até o final do ano. E que este traga o mais importante, resultados visíveis a nosso povo.
ResponderExcluirE quem sabe, num futuro próximo, atingir um dos primeiros lugares !
Thais T. Barros, 3003, 25
É ótimo saber que o Brasil está se desenvolvendo economicamente e melhor ainda saber que esta melhora reflete não só na vida dos mais ricos e de classe média alta. Mas também na dos mais pobres que são, justamente, os que mais precisam e,segundo a publicação,também são responsáveis pelo crescimento da economia interna e sua melhora no quadro exterior.
ResponderExcluirFernanda Emerick 3004 - NAVE