15 de ago. de 2010

DATAS COMEMORATIVAS EM AGOSTO!

Em agosto ainda temos alguns dias reservados a comemoração de fatos e descobertas importantes. Confira!

FONTE: uol educação.
19 de agosto - Olha o passarinho! Esse é o dia internacional da fotografia

A fotografia é uma técnica de gravação por meios químicos, mecânicos ou digitais, de uma imagem numa camada de material sensível à exposição luminosa. A palavra fotografia deriva das palavras gregas phótos (luz), e graphis (estilo, pincel) ou graphê (desenhar).

As duas descobertas que possibilitaram o nascimento da fotografia foram, em primeiro lugar, o princípio da câmera escura: a luz refletida por um objeto projeta sua imagem no interior de uma câmera escura, que contenha um orifício para a entrada dos raios luminosos. Leonardo Da Vinci e outros artistas do século 16 utilizaram esse princípio para facilitar o esboço de suas pinturas.

LEIA O RESTANTE DA MATÉRIA EM
http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u49.jhtm

22 de agosto - Dia do Folclore homenageia a cultura popular brasileira

Em 1965, o Congresso brasileiro oficializou o dia 22 de agosto como o Dia do Folclore, numa justa homenagem à cultura popular brasileira. A palavra folclore tem origem no inglês antigo, sendo que "folk" significa povo e "lore" quer dizer conhecimento, cultura.

O folclore brasileiro, portanto, é a cultura de nosso povo e não há nada mais nacional do que ele. Afinal, ele é precisamente o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos brasileiros de norte a sul. Formada pela mistura de elementos indígenas, portugueses e africanos, a cultura popular brasileira é riquíssima.

PARA SABER MAIS ACESSE:
http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u12.jhtm

25 de agosto - Dia do soldado coincide com data de nascimento do duque de Caxias

Você conhece esta música?

"Nós somos da Pátria a guarda,/
Fiéis soldados,/
Por ela amados./
Nas cores de nossa farda/
Rebrilha a glória,/
Fulge a vitória."

Ela se chama "Canção do Exército" e foi composta por Alberto Augusto Martins e por T. de Magalhães para homenagear o exército brasileiro. Soldado é aquele que defende a Pátria e todos os seus cidadãos. Mas para ser soldado não basta usar uma farda verde-oliva com metais dourados.


É preciso ter muitas qualidades para ser um soldado de verdade. É preciso coragem, disciplina, dedicação, grandeza de caráter. Luís Alves de Lima e Silva - o duque de Caxias - tinha isto de sobra. Ele comandou o exército brasileiro. Lutou para consolidar a nossa independência. Conteve revoltas em várias regiões do Brasil e defendeu a Pátria na Guerra do Paraguai.
O dia em que o duque de Caxias de nasceu - 25 de agosto de 1803 - tornou-se o Dia do Soldado. Ele é o Patrono do Exército Brasileiro. Caxias era valente, justo, corajoso e preferia vencer pelo diálogo. Por isso foi chamado de o Pacificador. Quando obtinha a vitória numa batalha, era generoso com os vencidos.

Mas não são só os homens que são bons soldados. A primeira mulher-soldado do nosso exército também era muito valente. Seu nome é Maria Quitéria e ela lutou na Bahia, onde os portugueses se recusavam a aceitar a independência do Brasil. Maria Quitéria usou um uniforme de homem como disfarce para lutar pela independência do Brasil. Ganhou até uma medalha de ouro de D. Pedro 1º., pela sua coragem.

Hoje em dia, na verdade, em vários países do mundo, entrar para as forças armadas não é mais um privilégio masculino. Há mulheres nos vários exércitos, nas marinhas e nas forças aéreas.




fonte: http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u26.jhtm

Um comentário:

  1. Um site bem interessante para ver mais exemplos é esse aqui http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/agosto.htm
    Nele tem todas a s datas comemorativas e um pequeno artigo explicando sobre,... como o Dia do combate ao fumo, criado para o dia 29 de agosto como forma de concientização para a população... Iteressante visitar.

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.