MAS ESPECIALMENTE PARA VESTIBULANDOS E CANDIDATOS AO ENEM.
"O Brasil jamais teve cidadãos. Nós, a classe média, não queremos direitos, queremos privilégios, e os pobres não têm direitos. Não há, pois, cidadania neste país. Nunca houve."
Disse, em 1997, o geógrafo Milton Santos (Brotas de Macaúbas-BA 1926-2001 São Paulo-SP), num encontro em Bauru, que está documentado no filme de Sílvio Tendler: "Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá".
Mas, mesmo que ainda tenhamos um longo caminho a percorrer e apesar de todas as dificuldades, esta situação está mudando... pena que Milton Santos não esteja mais entre nós pra constatar... já podemos sonhar com o mundo como ele pode ser.
Em "Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência universal", ele escreveu: "se desejamos escapar à crença de que este mundo assim apresentado é verdadeiro, e não queremos admitir a permanência de sua percepção enganosa, devemos considerar a existência de pelo menos três mundos num só. O primeiro seria o mundo tal como nos fazem vê-lo: a globalização como fábula; o segundo seria o mundo tal como ele é: a globalização como perversidade; e o terceiro o mundo como ele pode ser: uma outra globalização".
Se vocês ainda não assistiram e se me permitem uma dica, assistam ao documentário. É EXCELENTE! (E, outra dica, leiam o livro do Milton. Também, EXCELENTE!)
Aí vai o trailer:
http://www.youtube.com/watch?v=IzTjR_X47pc
E aqui, os 10 primeiros minutos do documentário:
http://www.youtube.com/watch?v=ZXdDkDwTUxc
Narração de:
Beth Goulart
Fernanda Montenegro
Matheus Nachtergaele
Milton Gonçalves
Osmar Prado
Depoimentos, além, claro, do professor, de:
José Saramago,
Eduardo Galeano,
Celso Amorim,
e de outros não tão conhecidos, mas, da mesma maneira, importantíssimos.
Caros amigos! Passei algum tempo ausente mas descobri que muitas pessoas comentaram postagens antigas. Foi uma surpresa muito agradável! Este blog foi criado em 2008 com o objetivo ser mais uma ferramenta de aula. Em 2010 me transferi da escola e não havia condições de utilizá-lo. Agora, em 2013, retorno para uma unidade do Estado onde, acredito, o blog poderá servir, novamente,como complemento das aulas, estimulando a aprendizagem. Bons estudos!
Oi, Rita!
ResponderExcluirMuuuuuuuuito bom você ter recomendado este documentário, importantíssimo para os estudantes, claro, mas também para TODO cidadão brasileiro. Tanto por apresentar uma visão crítica dos fatos, nos cutucando com relação a nossa falta de atitude muitas vezes, como por lembrar o exemplo de intelectual afrobrasileiro que foi Milton Santos.
Adorei a dica!