16 de ago. de 2010

PARA TODOS QUE DESEJAM UM MUNDO MELHOR!

MAS ESPECIALMENTE PARA VESTIBULANDOS E CANDIDATOS AO ENEM.

"O Brasil jamais teve cidadãos. Nós, a classe média, não queremos direitos, queremos privilégios, e os pobres não têm direitos. Não há, pois, cidadania neste país. Nunca houve."

Disse, em 1997, o geógrafo Milton Santos (Brotas de Macaúbas-BA 1926-2001 São Paulo-SP), num encontro em Bauru, que está documentado no filme de Sílvio Tendler: "Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá".

Mas, mesmo que ainda tenhamos um longo caminho a percorrer e apesar de todas as dificuldades, esta situação está mudando... pena que Milton Santos não esteja mais entre nós pra constatar... já podemos sonhar com o mundo como ele pode ser.

Em "Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência universal", ele escreveu: "se desejamos escapar à crença de que este mundo assim apresentado é verdadeiro, e não queremos admitir a permanência de sua percepção enganosa, devemos considerar a existência de pelo menos três mundos num só. O primeiro seria o mundo tal como nos fazem vê-lo: a globalização como fábula; o segundo seria o mundo tal como ele é: a globalização como perversidade; e o terceiro o mundo como ele pode ser: uma outra globalização".

Se vocês ainda não assistiram e se me permitem uma dica, assistam ao documentário. É EXCELENTE! (E, outra dica, leiam o livro do Milton. Também, EXCELENTE!)

Aí vai o trailer:
http://www.youtube.com/watch?v=IzTjR_X47pc

E aqui, os 10 primeiros minutos do documentário:

http://www.youtube.com/watch?v=ZXdDkDwTUxc

Narração de:
Beth Goulart
Fernanda Montenegro
Matheus Nachtergaele
Milton Gonçalves
Osmar Prado

Depoimentos, além, claro, do professor, de:
José Saramago,
Eduardo Galeano,
Celso Amorim,
e de outros não tão conhecidos, mas, da mesma maneira, importantíssimos.

Um comentário:

  1. Oi, Rita!
    Muuuuuuuuito bom você ter recomendado este documentário, importantíssimo para os estudantes, claro, mas também para TODO cidadão brasileiro. Tanto por apresentar uma visão crítica dos fatos, nos cutucando com relação a nossa falta de atitude muitas vezes, como por lembrar o exemplo de intelectual afrobrasileiro que foi Milton Santos.
    Adorei a dica!

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.