21 de ago. de 2010

SOBREA FEDERAÇÃO RUSSA

Os alunos do terceiro ano assistiram, na sexta-feira, a  um documentário sobre a Revolução Russa. Surgiram algumas dúvidas sobre a atual bandeira da Rússia.
Consultando o site da Embaixada da Federação Russa no Brasil, vejam o que descobri:

"A Bandeira Nacional da Federação da Rússia é rectangular e constituída por três faixas horizontais iguais – branca em cima, azul no meio e vermelha em baixo. A correlação da lar­gura e comprimento da bandeira é de 2:3.

Desde os tempos antigos a cor vermelha simbolizava na Rússia a coragem e o amor, azul - a lealdade e pureza moral, branca – a magnanimidade.

A bandeira tricolor – branca, azul e ver­melha – pela primeira vez foi hasteada nos barcos da Marinha Russa durante a campanha de Azov – a fortaleza no Sul da Rússia que o czar Pedro I, o Grande, tomou aos turcos no fim do séc. XVII. (...)
Nos tempos soviéticos, de 1917 a 1991, a bandeira da Rússia teve a cor vermelha.
Em Agosto de 1991 a Rússia de novo adotou a sua bandei­ra antiga branca, azul e vermelha.

Um comentário:

  1. CARLOS EDUARDO M. DE SANT'ANNA (3003)

    Só queria deixar umas informações sobre a Rússia :
    A Federação Russa é o maior país do mundo em extensão territorial (em segundo lugar está o Canadá). Reconstituído a partir da URSS, em 1991, abrange o leste da Europa e todo o norte da Ásia, até o oceano Pacífico. O país apresenta grande variedade de climas e paisagens, que incluem o mar Glacial Ártico, florestas e estepes.

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.