Trabalhar os conteúdos da Educação Básica e preparar os alunos para o mercado de trabalho. Esta é a proposta do Ensino Médio Integrado. A Secretaria de Estado de Educação está com inscrições abertas para o processo seletivo de escolas que oferecem esta modalidade de ensino. Há opções de cursos nas áreas de tecnologia, processamento de alimentos e administração.
As inscrições dos processos seletivos para Ensino Médio Integrado do NAVE, na Tijuca, NATA, em São Gonçalo e do C.E Erich Walter Heine, em Santa Cruz, vão até o dia 05 de outubro. As vagas são para alunos que concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental ou a Fase IX da Educação de Jovens e Adultos, oriundos da rede pública federal, estadual ou municipal, com idade entre 13 e 16 anos.
O processo seletivo de cada escola é composto por duas fases. Na primeira serão aplicadas provas de português e matemática. Já na segunda será avaliado o potencial de aprendizagem.
FIQUE ATENTO AO CALENDÁRIO:
Inscrições: de 20 de setembro a 05 de outubro
Divulgação dos locais de prova: 14 de outubro
Provas da 1ª fase: 16 de outubro
Divulgação do gabarito da 1ª fase: 18 de outubro
Publicação dos resultados da 1ª fase e divulgação dos locais de prova da 2ª fase: 21 de outubro
Provas da 2ª fase: 23 de outubro
Divulgação do resultado final: 05 de novembro
Matrícula dos alunos aprovados: de 16 a 19 de novembro
FAÇA A SUA INSCRIÇÃO: ATENÇÃO, VOCÊ SÓ PODE FAZER INSCRIÇÃO EM APENAS UM CURSO. AS PROVAS SERÃO REALIZADAS NO MESMO DIA E NO MESMO HORÁRIO.
NAVE – O NAVE, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e a Oi Futuro, é voltado para a pesquisa e desenvolvimento de soluções educativas que utilizem de forma diferenciada as tecnologias da informação e da comunicação no Ensino Médio. NAVE, C.E. José Leite Lopes - Rua Uruguai, 204 – Tijuca, Rio de Janeiro
Inscrições: de 20 de setembro a 05 de outubro de 2010
Vagas: Técnico em Geração de Multimídia | Técnico em Programação de Jogos Digitais | Técnico em Roteiro para Mídias Digitais | Total – 160 vagas
Provas: 1ª fase – provas de português e matemática | 2ª fase – prova de avaliação do potencial de aprendizagem.
NATA – Primeira fábrica-escola do Estado do Rio de Janeiro em leite, derivados e panificação, o Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos (NATA), em São Gonçalo, é fruto da parceria entre as Secretarias de Estado de Educação e de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, o Grupo Pão de Açúcar e a CCPL- Cooperativa Central dos Produtores de Leite. NATA, C.E. Comendador Valentim dos Santos Diniz – Rodovia Amaral Peixoto, Km 9 – Columbandê, São Gonçalo
Inscrições: de 20 de setembro a 05 de outubro de 2010
Vagas: Técnico em Leites e Derivados | Técnico em Panificação | Total – 120 vagas Provas: 1ª fase – provas de português e matemática | 2ª fase – prova de avaliação do potencial de aprendizagem.
C.E. ERICH WALTER HEINE – O C.E Erich Walter Heine é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação com a siderúrgica Thyssenkrupp CSA. A escola, que inicia suas atividades em 2011, oferece Ensino Médio Integrado, com ensino profissionalizante em Administração. A escola fica na Rua Manoel Lourenço dos Santos, s/n° - Santa Cruz, Rio de Janeiro.
Inscrições: de 20 de setembro a 05 de outubro de 2010
Vagas: Técnico em Administração | Total – 200 vagas Provas: 1ª fase – provas de português e matemática | 2ª fase – prova de avaliação do potencial de aprendizagem.- CLIQUE NO TÍTULO para acessar o site e fazer sua inscrição.
É uma boa idéia da secretaria preperar os jovens para o mercado de trabalho. Deixar os jovens com um currículo a mais. Antes, só o Nave que proporcionava um ensino integral com cursos. Agora existem mais dois colégios, espero que continue aumentando.
ResponderExcluirÉ interessante como as escolas estudais estão se adaptando ao novo mercado de trabalho e melhorando cada vez mais seu ensino com a proposta de um ensino médio integrado.
ResponderExcluirEstá proposta que já era efetivada nos colégios tradicionais do rio de janeiro como, CEFET, CEFETEC, FAETEC e CPII (técnico), agora está se expandindo aos colégios da rede estadual, um bom exemplo é o NAVE, que está dando super certo
É uma nova experiência estudar em um colégio estadual tendo técnicos tão privilegiados como os nossos, que atualmente estão em alta no mercado de trabalho.
O governo do estado do rio quer adotar o ensino médio integrado em todas as escolas da rede e espero que cheguemos lá. Acho super bacana ver colégios novos como C.E. ERICH WALTER HEINE com mais técnicos para os estudantes se profissionalizarem.
Thaynara Frazão, 32 - 1002
Sinceramente?!?
ResponderExcluirOdeio pensar na possibilidade de encher mais ainda nosso colégio com um monte de gente que eu nunca vi e um monte de gente que não sei do que é capaz de fazer com minha escola!!! Sou ciumenta mesmo com o NAVE e tenho medo que a prova não seja seletiva o suficiente para avaliar quem deve ou não entrar no lá. Deveriam fazer um teste para saber qual o grau de conservação do seu ambiente escolar.
Mas fazer o que?!?
É direito de todos terem ensino de qualidade, e quem se inscreve está confiando que assim será no NAVE, no NATA e no ERICH WALTER HEINE.
Estou indo embora este ano, mas o NAVE nunca irá embora de mim!
Que saibam aproveitar o nosso coleginho, assim como eu aproveitei!!!
buábuábuábuá...
já tô morrendo de saudade!!!
rsrs...
Rhayanne, 3002
É muito legal saber que a secretária de educação está abrindo novas parcerias e continua com suas antigas. Eu que estudo no NAVE tenho a certeza de que o colégio contribui muito para os resultados profissionais. Por mais que eu ache que a Oi Futuro explore um pouco os alunos, eu sei que tudo isso criará frutos!
ResponderExcluirRodrigo Nogueira Rocha. turma 1002
É de grande prestígio ver a Secretaria de Educação disponibilizando a cada ano mais e mais possibilidades de ensino técnico a seus alunos.
ResponderExcluirParece que a proposta de ensino técnico integrado ao ensino médio proposta pelo NAVE deu super certo, pois além do NATA, esse ano surge o ERICH, melhorando a educação e trazendo aos jovens maiores chances de sucesso e oportunidades no mercado de trabalho.
Espero que a cada ano, como tem acontecido, surja cada vez mais oportunidades aos cidadãos do nosso país.
Viviane Rodrigues N° 34 T: 1002
Achei muito legal o projeto que a Oi Futuro e a Secretaria de Educação não só tiveram, mas tiraram do papel e souberam desenvolver. Sabemos que o NAVE está longe de ser perfeito, porém estamos andando na direção certa e isso é o que importa.
ResponderExcluirMarcus Estevan turma 1002
O NAVE, hoje em dia em dia, é uma oportunidade e tanto para alunos da rede pública.
ResponderExcluirOs técnicos são super preparados para a produção de empregos no futuro, o que tiraria essa fama brasileira de um ser "preguiçoso".
como disse o Marcus Estevan é uma oportunidade e tanto e um grande projeto da Oi Futuro e da SEEDUC, e que poderia se estender por todo o Rio, ou até todo o país, pois a chave de tudo está na educação !
Charles Santos T:1002
PS:Desculpa o comentário atrasado, pois estava sem internet :/
Nome:Letícia Oliveira Nº:08 T:3004
ResponderExcluirEssas novas ecolas de ensino técnico integrado é uma boa poposta para melhorar a educação e consequentemente a mão de obra do nosso país.Pena que ainda estamos no início desse projeto pois é nessa fase que ocorrem mais erros.Uma coisa é uma proposta bem feita sendo totalmente em pratica outra é vermos só uma parte dela sendo cumprida.A nossa escola(Nave) é um exemplo.Nela vemos muitos erros e falhas,mas não posso negar que ela é a melhor de todas as escoals estaduais que conheço.
A questão é ter um ensino melhor para todos.