30 de set. de 2010

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO RJ.

Trabalhar os conteúdos da Educação Básica e preparar os alunos para o mercado de trabalho. Esta é a proposta do Ensino Médio Integrado. A Secretaria de Estado de Educação está com inscrições abertas para o processo seletivo de escolas que oferecem esta modalidade de ensino. Há opções de cursos nas áreas de tecnologia, processamento de alimentos e administração.
As inscrições dos processos seletivos para Ensino Médio Integrado do NAVE, na Tijuca, NATA, em São Gonçalo e do C.E Erich Walter Heine, em Santa Cruz, vão até o dia 05 de outubro. As vagas são para alunos que concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental ou a Fase IX da Educação de Jovens e Adultos, oriundos da rede pública federal, estadual ou municipal, com idade entre 13 e 16 anos.
O processo seletivo de cada escola é composto por duas fases. Na primeira serão aplicadas provas de português e matemática. Já na segunda será avaliado o potencial de aprendizagem.
FIQUE ATENTO AO CALENDÁRIO:

  • Inscrições: de 20 de setembro a 05 de outubro

  • Divulgação dos locais de prova: 14 de outubro

  • Provas da 1ª fase: 16 de outubro

  • Divulgação do gabarito da 1ª fase: 18 de outubro

  • Publicação dos resultados da 1ª fase e divulgação dos locais de prova da 2ª fase: 21 de outubro

  • Provas da 2ª fase: 23 de outubro

  • Divulgação do resultado final: 05 de novembro

  • Matrícula dos alunos aprovados: de 16 a 19 de novembro
FAÇA A SUA INSCRIÇÃO: ATENÇÃO, VOCÊ SÓ PODE FAZER INSCRIÇÃO EM APENAS UM CURSO. AS PROVAS SERÃO REALIZADAS NO MESMO DIA E NO MESMO HORÁRIO.
NAVE – O NAVE, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e a Oi Futuro, é voltado para a pesquisa e desenvolvimento de soluções educativas que utilizem de forma diferenciada as tecnologias da informação e da comunicação no Ensino Médio. NAVE, C.E. José Leite Lopes - Rua Uruguai, 204 – Tijuca, Rio de Janeiro

  • Inscrições: de 20 de setembro a 05 de outubro de 2010

  • Vagas: Técnico em Geração de Multimídia | Técnico em Programação de Jogos Digitais | Técnico em Roteiro para Mídias Digitais | Total – 160 vagas

  • Provas: 1ª fase – provas de português e matemática | 2ª fase – prova de avaliação do potencial de aprendizagem.


NATA – Primeira fábrica-escola do Estado do Rio de Janeiro em leite, derivados e panificação, o Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos (NATA), em São Gonçalo, é fruto da parceria entre as Secretarias de Estado de Educação e de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, o Grupo Pão de Açúcar e a CCPL- Cooperativa Central dos Produtores de Leite. NATA, C.E. Comendador Valentim dos Santos Diniz – Rodovia Amaral Peixoto, Km 9 – Columbandê, São Gonçalo

  • Inscrições: de 20 de setembro a 05 de outubro de 2010

  • Vagas: Técnico em Leites e Derivados | Técnico em Panificação | Total – 120 vagas Provas: 1ª fase – provas de português e matemática | 2ª fase – prova de avaliação do potencial de aprendizagem.


C.E. ERICH WALTER HEINE – O C.E Erich Walter Heine é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação com a siderúrgica Thyssenkrupp CSA. A escola, que inicia suas atividades em 2011, oferece Ensino Médio Integrado, com ensino profissionalizante em Administração. A escola fica na Rua Manoel Lourenço dos Santos, s/n° - Santa Cruz, Rio de Janeiro.

  • Inscrições: de 20 de setembro a 05 de outubro de 2010

  • Vagas: Técnico em Administração | Total – 200 vagas Provas: 1ª fase – provas de português e matemática | 2ª fase – prova de avaliação do potencial de aprendizagem.
    • CLIQUE NO TÍTULO para acessar o site e fazer sua inscrição.

    8 comentários:

    1. É uma boa idéia da secretaria preperar os jovens para o mercado de trabalho. Deixar os jovens com um currículo a mais. Antes, só o Nave que proporcionava um ensino integral com cursos. Agora existem mais dois colégios, espero que continue aumentando.

      ResponderExcluir
    2. É interessante como as escolas estudais estão se adaptando ao novo mercado de trabalho e melhorando cada vez mais seu ensino com a proposta de um ensino médio integrado.
      Está proposta que já era efetivada nos colégios tradicionais do rio de janeiro como, CEFET, CEFETEC, FAETEC e CPII (técnico), agora está se expandindo aos colégios da rede estadual, um bom exemplo é o NAVE, que está dando super certo
      É uma nova experiência estudar em um colégio estadual tendo técnicos tão privilegiados como os nossos, que atualmente estão em alta no mercado de trabalho.
      O governo do estado do rio quer adotar o ensino médio integrado em todas as escolas da rede e espero que cheguemos lá. Acho super bacana ver colégios novos como C.E. ERICH WALTER HEINE com mais técnicos para os estudantes se profissionalizarem.

      Thaynara Frazão, 32 - 1002

      ResponderExcluir
    3. Sinceramente?!?

      Odeio pensar na possibilidade de encher mais ainda nosso colégio com um monte de gente que eu nunca vi e um monte de gente que não sei do que é capaz de fazer com minha escola!!! Sou ciumenta mesmo com o NAVE e tenho medo que a prova não seja seletiva o suficiente para avaliar quem deve ou não entrar no lá. Deveriam fazer um teste para saber qual o grau de conservação do seu ambiente escolar.

      Mas fazer o que?!?

      É direito de todos terem ensino de qualidade, e quem se inscreve está confiando que assim será no NAVE, no NATA e no ERICH WALTER HEINE.

      Estou indo embora este ano, mas o NAVE nunca irá embora de mim!
      Que saibam aproveitar o nosso coleginho, assim como eu aproveitei!!!

      buábuábuábuá...
      já tô morrendo de saudade!!!
      rsrs...

      Rhayanne, 3002

      ResponderExcluir
    4. É muito legal saber que a secretária de educação está abrindo novas parcerias e continua com suas antigas. Eu que estudo no NAVE tenho a certeza de que o colégio contribui muito para os resultados profissionais. Por mais que eu ache que a Oi Futuro explore um pouco os alunos, eu sei que tudo isso criará frutos!
      Rodrigo Nogueira Rocha. turma 1002

      ResponderExcluir
    5. É de grande prestígio ver a Secretaria de Educação disponibilizando a cada ano mais e mais possibilidades de ensino técnico a seus alunos.
      Parece que a proposta de ensino técnico integrado ao ensino médio proposta pelo NAVE deu super certo, pois além do NATA, esse ano surge o ERICH, melhorando a educação e trazendo aos jovens maiores chances de sucesso e oportunidades no mercado de trabalho.
      Espero que a cada ano, como tem acontecido, surja cada vez mais oportunidades aos cidadãos do nosso país.

      Viviane Rodrigues N° 34 T: 1002

      ResponderExcluir
    6. Achei muito legal o projeto que a Oi Futuro e a Secretaria de Educação não só tiveram, mas tiraram do papel e souberam desenvolver. Sabemos que o NAVE está longe de ser perfeito, porém estamos andando na direção certa e isso é o que importa.

      Marcus Estevan turma 1002

      ResponderExcluir
    7. O NAVE, hoje em dia em dia, é uma oportunidade e tanto para alunos da rede pública.
      Os técnicos são super preparados para a produção de empregos no futuro, o que tiraria essa fama brasileira de um ser "preguiçoso".
      como disse o Marcus Estevan é uma oportunidade e tanto e um grande projeto da Oi Futuro e da SEEDUC, e que poderia se estender por todo o Rio, ou até todo o país, pois a chave de tudo está na educação !

      Charles Santos T:1002

      PS:Desculpa o comentário atrasado, pois estava sem internet :/

      ResponderExcluir
    8. Nome:Letícia Oliveira Nº:08 T:3004

      Essas novas ecolas de ensino técnico integrado é uma boa poposta para melhorar a educação e consequentemente a mão de obra do nosso país.Pena que ainda estamos no início desse projeto pois é nessa fase que ocorrem mais erros.Uma coisa é uma proposta bem feita sendo totalmente em pratica outra é vermos só uma parte dela sendo cumprida.A nossa escola(Nave) é um exemplo.Nela vemos muitos erros e falhas,mas não posso negar que ela é a melhor de todas as escoals estaduais que conheço.
      A questão é ter um ensino melhor para todos.

      ResponderExcluir

    Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
    Obrigada pela participação.
    Brevemente seu comentário será publicado.