11 de nov. de 2010

A CIÊNCIA DA HISTÓRIA

Matéria publicada no blog http://www.cafehistoria.ning.com/

Revistas Científicas do século XIX e XX são digitalizadas integralmente pelo Google e conteúdos mostram como os homens do passado imaginavam o futuro

Em um passado não muito distante, o futuro que os homens imaginavam para si parecia um cenário saído de um capítulo do famoso desenho "Os Jetsons": carros voadores, robôs domésticos, transporte de massa super veloz e outras maravilhas que resolveriam metade dos problemas no mundo. Mas engana-se quem pensa que tal imaginário aparecia somente nos filmes de ficção científica. Esses "futuros passados" foram pensados por grandes cientistas nas principais revistas de divulgação científica do mundo. E hoje - que ironia feliz - graças a tecnologia de uma das principais empresas tecnológica do mundo, o Google, podemos explorar em detalhes como eram esses futuros imaginados. Isso, porque foram digitalizadas e colocadas gratuitamente para leitura, na internet, importantes revistas de ciência, pioneiras no século XIX e XX.

Quer conhecer um pouco mais deste passado fantástico? Então acesse: Popular Mechanics (http://books.google.com/books?id=RdMDAAAAMBAJ) e Popular Science (http://books.google.com/books?id=0yoDAAAAMBAJ)

PARA ACESSAR TODA A MATÉRIA CLIQUE NO TÍTULO.

7 comentários:

  1. "Precisamos da História:
    Para conhecer o passado,
    Para entender o presente,
    Para construir o futuro."
    (Autor desconhecido)


    Ass: Jéssica 3001

    ResponderExcluir
  2. Interessantíssima a matéria. Um tópico importante a ser descutido posteriormente seriam as revistas e livros digitais frente as escrituras impressas. Qual vale mais? O que ´é mais importante?

    Já de ante mão adianto: Nada troca um pedaço de papel escrito em nossas mãos!

    ResponderExcluir
  3. Histórias do passado são importantes para conhecermos fatos que constituíram nossa evolução, mas é bastante curioso prever o futuro para ver como futuras gerações se comportaram.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, mas o 'antigo' hábito dos homens passados e até mesmo da revista em questão de imaginar o futuro com aparelhos de altissíma tecnologia, carros voadores, etc, não é provilégio só deles e muito menos dos homens do passado.
    Ainda hoje, filmes milionários e diretores de cinema super conceituados investem em produções com este perfil. Ao que parece, está dando certo, já que sucessos de bilheteria como 'Eu sou a lenda', com Will Smith, continuam influenciando vários outras produções ainda hoje.

    Fernanda Emerick 3004 - NAVE

    ResponderExcluir
  5. Isso oi algo que me chamou a atenção, pois eu nunca havia relacionado a ciência à história dessa maneira. O engraçado é algumas coisas surrealistas que eles tinham previstos.

    Frederico Neves - 1001

    ResponderExcluir
  6. Provavelmente daqui a alguns anos, nossos filhos e/ou netos irão ler uma matéria semelhante mostrando como nossa geração imaginava ser o futuro. Talvez possam dar boas risadas da nossa fértil imaginação, mas espero que percebam que nossos sonhos foram úteis para a construção deste futuro não tão distante.

    Gabriel Matt - 1002

    ResponderExcluir
  7. Fatos históricos nos fazem compreender muitos dos acontecimentos que estamos vivendo. É relação entre ciência e história feita foi muito interessante

    Arthur Rodrigues; T: 3001

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.