7 de nov. de 2010

Enem: erro leva Defensoria a pedir anulação de exame

Cartões-resposta invertidos vão motivar ação para que haja nova prova para 3,3 milhões

POR MARIA LUISA BARROS
Rio - Um erro na impressão dos cartões-resposta no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá levar, pelo segundo ano seguido, à anulação da prova na Justiça. A Defensoria Pública da União vai pedir ao Ministério da Educação (MEC) um novo exame para substituir o que foi aplicado neste sábado a 3,3 milhões de estudantes em todo o País. O problema só foi percebido durante a prova e causou muita confusão entre os estudantes. Dos 4,6 milhões de candidatos, 27% faltaram.

FONTE: O DIA on line de 08/11. 

 PARA SABER MAIS, CLIQUE NO TÍTULO:

12 comentários:

  1. Realmente foi muito complicado no dia do exame pois não foram poucos os alunos prejudicados pelo tal "erro" de impressão.O cartão de cor amarela foi o que contia mais erros pois,além dos nomes da prova não baterem com o do cartão-resposta havia questões repetidas e trocadas(segundo os alunos que contestaram o erro na minha sala durante o exame).Segundo os jornais que relataram o fato, essa é a segunda vez consecutiva que a prova do ENEM vem com erros.Até quando isso vai se repetir?

    (Rafael Félix-T:3003)

    ResponderExcluir
  2. Nome: Jorge Passos
    Numero: 13
    Turma: 3002

    É uma falta de respeito os últimos casos que vêm ocorrendo no ENEM. Cada vez aparecem mais falhas. Assim o ENEM não poderá ser levado a sério com tantos erros absurdos.

    ResponderExcluir
  3. Certamente , o ENEM deveria ser uma prova para medir o nivel dos alunos do ensino médio , mas a pergunta é a que fica . Se os responsáveis pela prova deixam a "vazar" em 2009 e agora em 2010 erram na imprenssão , logicamente é uma prova confiavel ou não ?


    Rafaela Barbosa T:3002

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida o Enem desse ano foi motivo de muitas críticas. Acredito que as pessoas que foram prejudicadas pela a inversão dos enunciados no cartão-resposta, têm o direito de refazê-la.
    Agora estão querendo anular o Enem e não sei se vou conseguir ficar mais cinco horas fazendo uma nova prova. É muito cansativo e nos deixa acabados! Não quero passar por tudo de novo!

    Michelly Batista Turma: 3002

    ResponderExcluir
  5. É professora, além desse respectivo acontecimento alguns alunos se veem injustiçados caso a prova for reaplicada para quem fez a Prova Amarela de Sábado na qual a mesma também tinha erros de impressão(faltando a Questão 20, por exemplo).

    ResponderExcluir
  6. Que absurdo!!!
    Mais uma vez o Governo falha com o povo.
    Só espero que isso não se repita ano que vem...

    Ass,
    Gabriel Cruz Freitas / 12 / 1002

    ResponderExcluir
  7. Isso é um absurdo! Os alunos não tem culpa se o cartão resposta foi invertido ou não, isso é algo que deveria ser averiguado antes da aplicação da prova, até mesmo para que não haja tanto trasntorno e seja novamente gasto milhões de reais para a reaplicação da mesma!

    Nome: Alexander do Couto Barbosa Turma: 1002

    ResponderExcluir
  8. Eu acho um absurdo, muitos alunos vem se preparando para essa prova e por uma falta de organização do governo Brasileiro mais uma vez se repete o quadro em que muitos alunos se prejudicaram. É uma falta de consideração, uma verdadeira falta de respeito com os jovens estudantes.
    Isso nuca deveria acontecer, pois e uma avaliação de tamanha importancia em que e levada de poco caso pelo governo.


    Lucas Souza Peterli
    n°19
    T: 1001

    ResponderExcluir
  9. Daiane-3004

    Cada ano o ENEM nos surpreende. Todo ano tem um erro diferente. E isso até nos desanima na hora de fazer. Até quando seremos prejudicados? Levam um ano inteiro para fazer questões e revisá-las, e na hora que esperamos que seja um sucesso, há falhas e trapaças.

    Dá muita raiva!!!

    ResponderExcluir
  10. Pedro-3004

    Foi um absurdo o caso do ENEM desse ano. Esperamos que a partir desse ano eles revisem com mais calma. É uma prova muito importante para todo o Brasi. Muitos a esperam durante um ano inteiro, e contam com ela para tirar uma nota boa e passar ate mesmo para uma faculdade. Deveriam dar mais importância a prova, assim como nós.

    ResponderExcluir
  11. O ENEM... O assunto mais comentado hoje no Brasil, a polemica prova que deu e ta dando o que falar entre alunos, autoridades e críticos. Porque o Exame NACIONAL do Ensino Médio foi um desastre? Porque alunos estão revoltados contra a preparação da prova? Porque? Essa pergunta creio eu TODOS sabem responder. É A FALTA DE SERIEDADE E RESPONSABILIDADE das autoridades com a EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Isso mostra que nada mudou, a prova mais esperada entre os alunos, aquela que criou uma expectativa grande entres estudantes e até mesmo professores que querem ver o esforço de seus alunos serem recompensados lá na frente, é tão mal formulada, possuindo erros grotescos, que criou problemas sérios por parte da correção e consequentemente a aprovação dos alunos.
    Isso é simplesmente uma vergonha, é triste vermos cada vez mais a nossa Educação se afundar em erros cometidos por nossa autoridades aquelas que elegemos de 4 em 4 anos em um Domingo de nossas vidas.
    O ENEM abriu um leque para nós aproveitarmos e gerarmos criticas sérias e opiniões para ajudar a mudar essa EDUCAÇÃO que não só para mim, mas creio que para muitos é uma VERGONHA.

    Ótimo post professora Rita.
    Kevin Santos, 1002.

    ResponderExcluir
  12. É mais um ano e o ENEM vem nos surpreendendo, será que esses erros não parar? ano passado roubarão a prova e esse ano temos problemas com o cartão resposta e as provas amarelas.O pior é que nós que somos prejudicados com tudo isso, se resolverem cancelar as provas só pra quem fez o caderno amarelo como ficariam os outros estudantes prejudicados.Isto já virou uma vergonha e tem que mudar pra melhor e não ficar causando confusões.

    Thayane - 3004

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.