Encontrei em meus guardados este interessante texto. Desconheço a autoria, mas peço que me informem, caso conheçam, para que possa dar os devidos créditos.
"A História é fundamental na formação do indivíduo, pois ela nos mostra que nada é eterno. Todas as coisas, valores e crenças têm uma História e são produtos da atividade humana através dos tempos.
História não é destino. É só pela ação histórica que os homens poderão tomar consciência de sua situação no mundo e transformá-la, transcendendo sua condição de indivíduos privados. ´É no engajamento em projetos coletivos e causas mais amplas que a existência individual adquire novo sentido."
Caros amigos! Passei algum tempo ausente mas descobri que muitas pessoas comentaram postagens antigas. Foi uma surpresa muito agradável! Este blog foi criado em 2008 com o objetivo ser mais uma ferramenta de aula. Em 2010 me transferi da escola e não havia condições de utilizá-lo. Agora, em 2013, retorno para uma unidade do Estado onde, acredito, o blog poderá servir, novamente,como complemento das aulas, estimulando a aprendizagem. Bons estudos!
Olá professora Rita, maravilhoso o trabalho em seu blog.
ResponderExcluirA História é fundamental na formação do individuo, concordo com a senhora.
Tenho um blog voltado para a História se quiser visitar é benvida :
http://www.construindohistoriahoje.blogspot.com/
Abraços,
Leandro CHH
Esse textículo retrata de certa maneira do tema da ultima redação de Português aplicada ao 1° ano. A questão do "eu" coletivo e suas vantagens.
ResponderExcluirNo decorrer da história vemos que a união é essencial, o conflito de ideias para chegar a um consenso. Duas cabeças pensam melhor que uma.
É necessária a formação de grupos, equipes projetos coletivos para que o mundo evolua melhor para todos, individualmente. Com sentido.
O mundo evolui (ou não) e o tempo passa, os que não o verem como um necessitado de coletividade, equipe, ficarão para trás.
Aluno: Tito Liberato
N°: 33
Turma: 1002
Vejo essa disciplina como uma oportunidade de aprender com os erros de nossos antepassados. Nela podemos observar, por exemplo, que um vasto império de tamanha riqueza e influência mundial pode sucumbir "da noite para o dia" devido à tolices cometidas pelo mesmo.
ResponderExcluirGabriel Matt - 1002
Lindíssimo texto! Parabenizo o autor, mesmo não conhecendo-o, pela bela autoria! Foi algum aluno que o escreveu? Caso tenha sido, devo parabenizá-lo em dobro. De fato, a história é essencial para a vida de todos e conhecê-la, pelo menos superficialmente, deve ser obrigação! A vida não existe sem história, e a história não existe sem a vida!
ResponderExcluirNome: Alex Silva Turma: 3003
Uma coisa que esse texto firmou ainda mais em mim, é o pensamento de que, ao contrário do que se pensa, a matemática e a língua (no nosso caso, o português) não são as matérias mais importantes e fundamentais para o ensino do ser humano e seu conhecimento, e de que não é o trabalho que faz o homem. Na verdade, ao meu ver, português e história são as mais importante, a primeira, para você ter a capacidade de aprender história, e a segunda, para ter a capacidade de aprender todo o resto, pois sem a história, nada do que sabemos, saberiamos, logo, nada do que existe, existiria. E não, o trabalho não faz nem forma o homem, e sim o homem faz e forma o trabalho, através de seu carater, sua personalidade, do que viveu, conviveu e viu, e não menos importante, daquilo que sabe, e aprendeu ao longo de sua vida, com sua vida!
ResponderExcluirO que vemos hoje são frutos de antigamente, conhecimentos que foram passados através do tempo, complementados por uma pessoa, ou um grupo de pessoas, esta é a história. Não ligar para a história é o mesmo que não ligar para a sua própria vida, pois tudo que aconteceu nela faz parte da história, pode não estar em um livro, mas ainda assim é a sua história.
ResponderExcluirNome: Alan Rocha Garçone
Turma: 1002
Conversa Afiada = Cauã A. C. de Figueiredo.
ResponderExcluirAmei o texto , por descrever o meu conceito ( não tão técnico ,mas de uma menina que ama história apesar de ainda ,AINDA, ser leiga )sobre o assunto história.E me fez lembrar de algo que a senhora sempre dizia : - conhecer o passado para entender o presente !- adorei o texto !
ResponderExcluir