5 de dez. de 2010

Sobre História.

Encontrei em meus guardados este interessante texto. Desconheço a autoria, mas peço que me informem, caso conheçam, para que possa dar os devidos créditos.

"A  História é fundamental na formação do indivíduo, pois ela nos mostra que nada é eterno. Todas as coisas, valores e crenças têm uma História e são produtos da atividade humana através dos tempos.
História não é destino. É só pela ação histórica que os homens poderão tomar consciência de sua situação no mundo e transformá-la, transcendendo sua condição de indivíduos privados. ´É no engajamento em projetos coletivos e causas mais amplas que a existência individual adquire novo sentido."

8 comentários:

  1. Olá professora Rita, maravilhoso o trabalho em seu blog.
    A História é fundamental na formação do individuo, concordo com a senhora.
    Tenho um blog voltado para a História se quiser visitar é benvida :
    http://www.construindohistoriahoje.blogspot.com/

    Abraços,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  2. Esse textículo retrata de certa maneira do tema da ultima redação de Português aplicada ao 1° ano. A questão do "eu" coletivo e suas vantagens.
    No decorrer da história vemos que a união é essencial, o conflito de ideias para chegar a um consenso. Duas cabeças pensam melhor que uma.
    É necessária a formação de grupos, equipes projetos coletivos para que o mundo evolua melhor para todos, individualmente. Com sentido.

    O mundo evolui (ou não) e o tempo passa, os que não o verem como um necessitado de coletividade, equipe, ficarão para trás.


    Aluno: Tito Liberato
    N°: 33
    Turma: 1002

    ResponderExcluir
  3. Vejo essa disciplina como uma oportunidade de aprender com os erros de nossos antepassados. Nela podemos observar, por exemplo, que um vasto império de tamanha riqueza e influência mundial pode sucumbir "da noite para o dia" devido à tolices cometidas pelo mesmo.

    Gabriel Matt - 1002

    ResponderExcluir
  4. Lindíssimo texto! Parabenizo o autor, mesmo não conhecendo-o, pela bela autoria! Foi algum aluno que o escreveu? Caso tenha sido, devo parabenizá-lo em dobro. De fato, a história é essencial para a vida de todos e conhecê-la, pelo menos superficialmente, deve ser obrigação! A vida não existe sem história, e a história não existe sem a vida!

    Nome: Alex Silva Turma: 3003

    ResponderExcluir
  5. Uma coisa que esse texto firmou ainda mais em mim, é o pensamento de que, ao contrário do que se pensa, a matemática e a língua (no nosso caso, o português) não são as matérias mais importantes e fundamentais para o ensino do ser humano e seu conhecimento, e de que não é o trabalho que faz o homem. Na verdade, ao meu ver, português e história são as mais importante, a primeira, para você ter a capacidade de aprender história, e a segunda, para ter a capacidade de aprender todo o resto, pois sem a história, nada do que sabemos, saberiamos, logo, nada do que existe, existiria. E não, o trabalho não faz nem forma o homem, e sim o homem faz e forma o trabalho, através de seu carater, sua personalidade, do que viveu, conviveu e viu, e não menos importante, daquilo que sabe, e aprendeu ao longo de sua vida, com sua vida!

    ResponderExcluir
  6. O que vemos hoje são frutos de antigamente, conhecimentos que foram passados através do tempo, complementados por uma pessoa, ou um grupo de pessoas, esta é a história. Não ligar para a história é o mesmo que não ligar para a sua própria vida, pois tudo que aconteceu nela faz parte da história, pode não estar em um livro, mas ainda assim é a sua história.

    Nome: Alan Rocha Garçone
    Turma: 1002

    ResponderExcluir
  7. Conversa Afiada = Cauã A. C. de Figueiredo.

    ResponderExcluir
  8. Amei o texto , por descrever o meu conceito ( não tão técnico ,mas de uma menina que ama história apesar de ainda ,AINDA, ser leiga )sobre o assunto história.E me fez lembrar de algo que a senhora sempre dizia : - conhecer o passado para entender o presente !- adorei o texto !

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.