Um pouco da história
Os homens do império não se alistavam no exército porque tinham as suas mulheres e seus filhos e não queriam se separar deles. Para resolver este problema, o imperador ordenou e decretou que os jovens fossem proibidos de casar.
Contrariando essa determinação, Valentim, bispo de Terni, continuou a realizar casamentos de jovens apaixonados. Ele acreditava que o homem não tinha direito de separar tão belos sentimentos: o amor.
Contudo, quando o imperador tomou conhecimento da celebração dessas cerimônias ordenou a decapitação do bispo Valentim, fato que ocorreu a 14 de Fevereiro de 270. Em 498, o Papa Gelasius canonizou-o, pela sua abnegação em prol da fé e do amor.
Durante a Idade Média, Valentim foi um dos santos mais populares na Inglaterra e na França. Vários países adotaram este dia como feriado. É o caso da Inglaterra desde o século VII e dos Estados Unidos desde 1700.
Com o passar do tempo, o conceito de amor romântico passou a se caracterizar pela troca de presentes, postais, cartões e flores, simbolizando a afetividade entre os casais.
Data no Brasil
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro.
A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes
fonte; O DIA on line. Para ler toda a matéria, clique no título.
Ah, bom! Por um momento, achei que o Dia dos Namorados tinha mudado no Brasil, hehehe
ResponderExcluir