6 de fev. de 2011

Receita para quem quer se tornar um estudante nota 10

Leitura, disciplina e menos redes sociais: dicas para superar a média

POR MARIA LUISA BARROS
Rio - Todo ano milhares de crianças encaram os temidos ‘vestibulinhos’ para tentar garantir uma vaga nas tradicionais e mais disputadas escolas públicas do Rio de Janeiro. Alunos nota 10 que conseguiram passar pela peneira das seleções mais disputadas dão a receita de estudo para quem sonha conquistar um lugar nos melhores colégios da cidade, como Pedro II, Colégio Militar e Colégios de Aplicação da Uerj e UFRJ.

Muito estudo e diálogo com professores

O segredo do sucesso é o tempo dedicado aos estudos na escola e em casa. Esta foi a principal lição aprendida pelos primeiros colocados. “Depois de mais de oito horas estudando ficava muito cansado. Mas pensava que esse esforço iria valer a pena”, ensina Madson, que obteve 9,50 em Matemática no Pedro II. Apaixonado por livros de aventuras, José Lorran tirou a nota mais alta em Português, 9,25, no concurso para a mesma unidade. Com os professores, aprendeu a contestar. “Discutia com a professora e às vezes ela admitia que eu estava certo”, diz ele.

Importante também dedicar um tempo na rotina diária para as brincadeiras com os amigos. “Tem que relaxar. Eu gosto de brincar de pique e jogar xadrez”, diz André. “A inteligência se desenvolve brincando”, orienta a pedagoga Maria Clara.

Matéria publicada no ODia on line em 05/02/2011.
Para ler toda a matéria, clique no título!

2 comentários:

  1. Olá, Professora Rita!

    Concordo com a observação feita por Maria Luisa Barros, quando diz que a "leitura, disciplina e menos redes sociais" são indispensáveis para superar a média. Mas, gostaria de acrescentar ao pensamento exposto por Luisa que o tempo que o aluno insiste na leitura de bons livros (revistas, etc) se transforma em maturidade intelectual e moral.

    Um fraternal abraço!

    ResponderExcluir
  2. Só acrescentaria que o acesso fútil a celulares fosse aí incluido, também. Em relação ao tema em si, averiguo essencialmente o que foi exposto. Alunos sem noção (sic)de leitura. Não conseguem extrair a essência do texto porque não conseguem respeitar a ordem das acentuações, por exemplo. Lêem em linha reta, por assim dizer.

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.