5 de mar. de 2011

MAIS CARNAVAL!

A revista de História da Biblioteca Nacional publica este mês um outro olhar sobre o carnaval.  
Para ler toda a matéria, clique no título.

De outros carnavais
Rio de Janeiro recebe exposições que relembram um pouco do passado da maior festa popular do país, saindo do século XIX até o XXI
Alice Melo
A folia carnavalesca não precisa se ater às escolas de samba, blocos, bailes e todo o movimento que incentiva o sacolejar do esqueleto. Quem estiver no Rio de Janeiro e preferir algo mais contemplativo, três exposições relembram um pouco do passado da festa momesca, saindo do século XIX até o XXI.
O passeio no tempo começa na internet, quando o clique do mouse nos leva à década de 1870. Por meio de peças digitalizadas do Museu Imperial de Petrópolis, pode-se ter acesso ao carnaval da família real às vésperas da Proclamação da República.

“Nossa intenção é oferecer para as pessoas um carnaval alternativo”, diz Maurício Vicente Ferreira Júnior, diretor do museu. Ele explica que por meio do material disponível, o visitante tem uma noção de como ocorriam os festejos na cidade serrana até 1910. “A imagem mais representativa da família real no carnaval de Petrópolis está nesta exposição. A fotografia é de 1888 e nela encontramos o Conde d’Eu com os filhos num baile no Palácio de Cristal”, comenta. 

Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional - março 2011.

2 comentários:

  1. Olá, Profª. Rita!
    Quer ver mais textos sobre Carnaval? Visite meus links.

    http://saibahistoria.blogspot.com/2011/03/o-carnaval-dos-encamisados.html

    http://saibahistoria.blogspot.com/2011/03/o-ano-em-que-houve-dois-carnavais.html

    http://saibahistoria.blogspot.com/2011/03/em-qualquer-situacao-xixi-na-rua-nao.html

    Abraços e tudo de bom! :-)

    ResponderExcluir
  2. Bateu uma saudade e eu vim aqui visitar, haha. Tá tudo muito bonito, tá de parabéns professora, muita saudade, beijos!

    Beatriz Dutra /Ex. Jamil Sabrá.

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.