22 de nov. de 2008

NOTICIA PUBLICADA
NO BLOG DA REVISTA
"HISTÓRIA VIVA"
EM 18/11/2008

As ruínas de Machu Picchu, principal atração
turística do Peru

Peru decide processar Yale
O país quer de volta artefatos incas que foram levados de Machu Picchu por estudante da universidade americana em 1911 ©DHuss/iStockphoto

A imprensa oficial peruana divulgou que o país pretende processar a Universidade de Yale por milhares de artefatos incas escavados décadas atrás pelo estudante americano Hiram Bingham em Machu Picchu.Em 1911, Bingham descobriu o sítio arqueológico de Machu Picchu, hoje a antiga cidade inca é a principal atração turística do Peru, e levou para a Universidade de Yale milhares de cerâmicas, tecidos e ossos, com autorização do governo peruano da época. Oficiais peruanos exigiram a coleção de volta em 2006 e até ameaçaram processar Yale no passado, mas não o fizeram. Em 2008 chegaram a um acordo, que veio por água abaixo depois da disputa pela quantidade exata de peças que seriam mandadas de volta.Segundo os peruanos, a universidade tem mais de 45 mil peças que foram emprestadas para Yale depois da descoberta das ruínas. Já representantes de Yale alegam que o número de itens é menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.