29 de jul. de 2009

FORMAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO

Navegando pela rede encontrei o Blog do Fernando Panissi - se vocês clicarem no título da postagem serão direcionados para lá - onde ele tira dúvidas sobre tecnologia e responde aos internautas. Entre outras, acredito que a questão do menino possa ser do interesse de muitos de vocês.

“Tenho 14 anos e sou apaixonado pelo mundo virtual. Na escola me chamam para resolver problemas operacionais simples. Adoro fazer isso e queria saber se você cursou alguma faculdade ou se foram apenas cursinhos?” Wellington

Wellington, o que me motivou a responder sua dúvida foi justamente o fato de você ter 14 anos e estar preocupado com a sua carreira, ou em transformar sua satisfação em lidar com tecnologia em uma profissão.
Um curso superior é imprescindível. Através dele o estudante tem a base necessária para crescer em diversas áreas dentro de TI e áreas correlatas. Eu já falei sobre a escolha do curso aqui no blog - veja no post Vírus intrometido e mercado de tecnologia.
É importante destacar que não basta fazer a faculdade: cursos de extensão são fundamentais para aprofundar o conhecimento em temas específicos e técnicos, como programação de computadores, bancos de dados, engenharia de software, manutenção de computadores, e até de caráter gerencial, como gestão de projetos, gestão de TI ou metodologias como ITIL, COBIT e outras tantas.
O mercado de TI é muito extenso, e existem muitos tipos de profissão. Há alguns anos ele está aquecido devido à elevada necessidade das organizações, e também pela baixa capacitação de uma parcela de profissionais, fazendo com que a rotatividade seja elevada. Ou seja, as pessoas não permanecem tanto tempo em um mesmo emprego. Espero que tenha a oportunidade de se dedicar a esta área e obtenha sucesso na sua carreira.

Um comentário:

  1. Cara professora
    naquele site tem muitas coisas sobre informática e sobre o mercado de trabalho também,o que para os NAVEgantes é uma ótima forma de saber o que vai fazer quando acabar o curso técnico!

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.