Navegando pela rede encontrei o Blog do Fernando Panissi - se vocês clicarem no título da postagem serão direcionados para lá - onde ele tira dúvidas sobre tecnologia e responde aos internautas. Entre outras, acredito que a questão do menino possa ser do interesse de muitos de vocês.
“Tenho 14 anos e sou apaixonado pelo mundo virtual. Na escola me chamam para resolver problemas operacionais simples. Adoro fazer isso e queria saber se você cursou alguma faculdade ou se foram apenas cursinhos?” Wellington
Wellington, o que me motivou a responder sua dúvida foi justamente o fato de você ter 14 anos e estar preocupado com a sua carreira, ou em transformar sua satisfação em lidar com tecnologia em uma profissão.
Um curso superior é imprescindível. Através dele o estudante tem a base necessária para crescer em diversas áreas dentro de TI e áreas correlatas. Eu já falei sobre a escolha do curso aqui no blog - veja no post Vírus intrometido e mercado de tecnologia.
É importante destacar que não basta fazer a faculdade: cursos de extensão são fundamentais para aprofundar o conhecimento em temas específicos e técnicos, como programação de computadores, bancos de dados, engenharia de software, manutenção de computadores, e até de caráter gerencial, como gestão de projetos, gestão de TI ou metodologias como ITIL, COBIT e outras tantas.
O mercado de TI é muito extenso, e existem muitos tipos de profissão. Há alguns anos ele está aquecido devido à elevada necessidade das organizações, e também pela baixa capacitação de uma parcela de profissionais, fazendo com que a rotatividade seja elevada. Ou seja, as pessoas não permanecem tanto tempo em um mesmo emprego. Espero que tenha a oportunidade de se dedicar a esta área e obtenha sucesso na sua carreira.
Caros amigos! Passei algum tempo ausente mas descobri que muitas pessoas comentaram postagens antigas. Foi uma surpresa muito agradável! Este blog foi criado em 2008 com o objetivo ser mais uma ferramenta de aula. Em 2010 me transferi da escola e não havia condições de utilizá-lo. Agora, em 2013, retorno para uma unidade do Estado onde, acredito, o blog poderá servir, novamente,como complemento das aulas, estimulando a aprendizagem. Bons estudos!
Cara professora
ResponderExcluirnaquele site tem muitas coisas sobre informática e sobre o mercado de trabalho também,o que para os NAVEgantes é uma ótima forma de saber o que vai fazer quando acabar o curso técnico!