23 de jun. de 2010

Quem é Leonardo Boff?

Leonardo Boff nasceu em Concórdia, Santa Catarina, aos 14 de dezembro de 1938. É neto de imigrantes italianos da região do Veneto, vindos para o Rio Grande do Sul no final do século XIX.Fez seus estudos primários e secundários em Concórdia-SC, Rio Negro-PR e Agudos-SP. Cursou Filosofia em Curitiba-PR e Teologia em Petrópolis-RJ. Doutorou-se em Teologia e Filosofia na Universidade de Munique-Alemanha, em 1970. Ingressou na Ordem dos Frades Menores, franciscanos, em 1959.

Durante 22 anos, foi professor de Teologia Sistemática e Ecumênica em Petrópolis, no Instituto Teológico Franciscano. Professor de Teologia e Espiritualidade em vários centros de estudo e universidades no Brasil e no exterior, além de professor-visitante nas universidades de Lisboa (Portugal), Salamanca (Espanha), Harvard (EUA), Basel (Suíça) e Heidelberg (Alemanha).

Esteve presente nos inícios da reflexão que procura articular o discurso indignado frente à miséria e à marginalização com o discurso promissor da fé cristã gênese da conhecida Teologia da Libertação. Foi sempre um ardoroso defensor da causa dos Direitos Humanos, tendo ajudado a formular uma nova perspectiva dos Direitos Humanos a partir da América Latina, com "Direitos à Vida e aos meios de mantê-la com dignidade".

É doutor honoris causa em Política pela universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela universidade de Lund (Suécia), tendo ainda sido agraciado com vários prêmios no Brasil e no exterior, por causa de sua luta em favor dos fracos, dos oprimidos e marginalizados e dos Direitos Humanos.

Para saber mais, clique no título.
FONTE: www.leonardoboff.com/



5 comentários:

  1. "além de professor-visitante nas universidades de Lisboa (Portugal), Salamanca (Espanha), Harvard (EUA), Basel (Suíça) e Heidelberg (Alemanha)"

    Todos esse lugares? que inteligente.
    Ele deve ter estudado muito.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post professora, nunca avia ouvido falar de Leonardo Boff, mas adorei conhecer, e acredito que com mais e mais pessoas conhecendo-o, mas teremos gente na luta em favor dos fracos, oprimidos e marginalizados.

    Viviane Rodrigues. T: 1002

    ResponderExcluir
  3. Pois é Viviane, imagino que muitos alunos não o conheçam e como ele estará em nossa escola num dos sábados de agosto, por conta do Projeto Elos, achei por bem publicar essa pequena biografia, uma vez que a oportunidade surgiu.
    Obrigada por sua participação.
    Prof. Rita.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, prof... é sempre bom obter conhecimento e fiquei muito feliz em saber que ele estará no projeto elos, é a oportunidade que temos de ouvi-lo e aprender mais e mais.

    Monique Hellen - Turma: 3003

    ResponderExcluir
  5. Realmente, também não conhecia Leonardo Boff. É interessante conhecê-lo, pois, infelizmente, atualmente, dão mais valor a um astro de cinema do que um homem que luta pelos direitos humanos. Conhecendo este trabalho e divulgando-o, como a senhora fez, ajuda a mudar essa realidade.
    OBS.: fico feliz em saber que iremos conhecê-lo pessoalmente.
    Nome: Alex Silva
    Turma: 3003

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.