25 de jun. de 2010

Um pouco de História em época de Copa.

Sede da Copa do Mundo de 2010 e maior potência econômica no continente africano, a África do Sul conseguiu superar, nestas duas décadas, as barreiras legais e políticas que separavam brancos (apenas 9% da população) e negros. Mas um "muro" social mantém metade da população negra abaixo da linha da pobreza.


Há vinte anos, em 11 de fevereiro de 1990, o ex-presidente sul-africano e ativista negro Nelson Mandela foi libertado da prisão, aos 71 anos de idade. Ele estava preso há 27 anos, condenado à prisão perpétua pelos crimes de traição, sabotagem e conspiração contra o governo.

Mandela foi libertado por determinação do presidente Frederik Willem de Klerk, eleito um ano antes. Sob pressão da comunidade internacional e enfrentando vários conflitos internos, De Klerk iniciou o processo de extinção do apartheid, regime segregacionista que vigorava no país desde 1948.

Pelos esforços para derrubar a legislação racista, De Klerk e Mandela dividiram, em 1993, o prêmio Nobel da Paz.

Quatro anos depois de sair da prisão, Mandela foi eleito presidente pelo seu partido, o Congresso Nacional Africano (CNA).

Para saber mais, clique no título.

Fonte:http://educacao.uol.com.br/atualidades/mandela-20-anos-de-liberdade.jhtm



18 comentários:

  1. Professora, o que estava observando era que graças a Copa,as histórias da África do Sul voltaram a ter um olhar do mundo. Antes da Copa, ninguém mais lembrava de suas histórias,histórias essas que interferem no mundo inteiro. Adorei o post sobre a Mandela,este post me instigou a buscar mais sobre a África.Acredito que igual a mim,instigará a muito que lerem esse post...bjos,continue assim,pois o blog da senhora está cada vez mais maravilhoso e atualizado..bjos =D

    ResponderExcluir
  2. ~ Professora para quem quer saber mais sobre Nelson Mandela aqui está um bom link!


    http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u722.jhtm


    ~ Espero ter ajudado com o link, aliás o mundo precisa saber mais sobre os grandes feitos deste Excelsior Líder Nelson Mandela.

    CEJLL
    Aluno: Vitor Paulino
    Turma: 3003

    ResponderExcluir
  3. pow a historia dele é muito legal pois ele lutou pro seus ideais i mudou a hitória de todo uma nação.É por isso que vemos tamtas pessoas com mascaras e cartases do mandela!!!
    lucas siciliano da costa
    t 3003

    ResponderExcluir
  4. É gratificante ver algo assim ocorrer. O apartheid dividia a população em grupos raciais, como negros e brancos. Por incrível que pareça, a minoria do povo africano, os brancos, eram os mais beneficiados pelo governo, inclusive na educação e na saúde, além de outros serviços públicos. Quando ocorre essa reviravolta, e o processo de extinção do apartheid se inicia, o povo negro sul-africano começa a ver novos horizontes, trazendo-os uma vida mais justa. Infelizmente, apesar do preconceito diminuir hoje, ainda há (o preconceito) na África do Sul, e essa história é uma mancha que não poderá ser apagada.
    Nome: Alex Silva
    Turma: 3003

    ResponderExcluir
  5. Legal, Vitor, obrigada pela indicação do link. Este momento de Copa na África é mesmo muito bom para conhecermos mais sobre este continente tão explorado e de povo tão sofrido.
    Prof. Rita.

    ResponderExcluir
  6. Viu Lucas, a História é importante para entendermos as manifestações de um povo até num jogo de futebol. Agora vc sabe o motivo das máscaras nas ruas.

    ResponderExcluir
  7. Segue abaixo “Invictus”, poema que inspirou Nelson Mandela, nas prisões da África do Sul.
    O poema foi escrito em 1875, pelo poeta inglês William Ernest Henley (1849-1903), e publicado pela primeira vez em 1888.

    “Invictus”
    por William Ernest Henley,

    Noite à fora que me cobre
    Negra como um Breu, de ponta a ponta,
    Eu agradeço, sejam quais forem os deuses
    Por minha alma inconquistável.

    Nas crueis garras da circunstância
    Eu não fiz cara feia ou sequer gritei.
    Sob as pauladas da sorte
    Minha cabeça está sangrenta, mas não abaixada.

    Além, deste lugar de raiva e lágrimas
    É iminente o Horror da escuridão,
    E ainda o avançar dos anos
    Encontra, e deve me encontrar, sem medo

    Não importa o quão estreito seja o portão,
    O quão carregado com castigos esteja o pergaminho,
    Eu sou o mestre de meu destino;
    Eu sou o capitão de minha alma.

    Tatiane Moreira - 3004

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre admirei a história do Nelson Mandela, ele foi um verdadeiro guerreiro e herói para o povo sul-africano. Graças à copa muitas barreiras estão sendo quebradas à respeito do preconceito com a África e com os Negros!

    Bjs, Mariani Macedo
    Turma: 1001

    ResponderExcluir
  9. Vitor e Tatiane, excelente a contribuição de vcs.
    Muito Obrigada.Porf. Rita.

    ResponderExcluir
  10. Bom, adorei também o post sobre o Nelson Mandela, pois deixou bem claro que ele foi um dos maiores influentes Guerreiro em busca da Liberdade, só que para o governo da África do Sul, não era bem visto nessa forma, pois para eles, Nelson era considerado como um ''terrorista''. Enfim ! Mandela fez a história dos Negros e da Africa. Quebrando barreiras com o preconceito.

    Nome: Gabriella Ribeiro Turma: 1001

    ResponderExcluir
  11. Realmente professora, com a Copa do Mundo sendo realizada na Africa do Sul, esse país com tanta pobreza pode começar a ter mais visibilidade mundial, e apartir disso terá suas histórias conhecidas pelo mundo, como o exemplo da história de Nelson Mandela.

    ResponderExcluir
  12. nelson mandela foi preso e condenado a prisão perpetua pelo crime de traição mas o presidente Frederik Willem de Klerk foi pressionado pela população e soltou nelson .

    quatro anos depois nelson foi eleito presidente pelo partido (cna)


    professora ele foi uma grande enfluencia para os africanos na minha opinião!

    ResponderExcluir
  13. Acho sempre muito legal falar sobre a história de pessoas que sempre lutaram pela liberdade e paz de seus povos,principalmente é incrivel a volta por cima de um povo que sofria até pouco preconceito e racismo e agora sede um dos mais importantes eventos esportivos que é a copa do mundo, muito obrigado por eu saber mais sobre ele.
    William Yukio
    Turma 1001

    ResponderExcluir
  14. Outro dia vi no Fantástico uma reportagem sobre uma viagem de trem que atravessa a África do Sul toda e que os negros não tinham direito de fazer esta viagem, só brancos e ricos. O repórter entrevistou um casal descendente de ingleses e estes disseram que foi um erro entregar o governo do país nas mãos dos negros. No mesmo vagão tinha um casal de negros, médicos, que disseram que há alguns anos jamais pensariam em fazer aquela viagem, mas graças ao fim do apartheid puderam estudar, melhoraram de vida e hoje podiam viajar neste trem.
    Fiquei boba de ver como o racismo ainda é tão forte e vivo na África do Sul, onde a maioria da população é negra. Gostei muito dessa reportagem e de poder conhecer um pouco mais sobre a África com a Copa do Mundo.

    Camila Vieira Turma:1002

    ResponderExcluir
  15. profesora, eu acho que a senhora deveria trabalhar mais a importância de Nelson Mandela para a Africa e falar como foi a preparação história ocorrida na africa do sul devido a Copa do Mundo da FIFA.

    Diego de Oliveira, nº. 11
    turma: 3002

    ResponderExcluir
  16. Professora, muito interessante o post. É uma pena que só agora a África do Sul venha ganhando espaço no Brasil, porque toda a história do povo, do país, é muito inspiradora. Eu espero, aliás, que com essa lei que obriga as escolas a ensinarem a história da África haja um interesse maior, não só por um país africano específico, como pro continente em geral. Eu, particularmente, sou fã de carteirinha da história e da luta de Nelson Mandela. Aliás, eu indico o documentário "Mandela", que ficou em cartaz por um tempo no Telecine Cult. Não sei se a Sra. já viu, mas eu achei um ótimo documentário exatamente por não focar na história do Mandela em si, e esquecer do contexto histórico do apartheid. Tem bastante conteúdo, e não é, nem de longe, chato. Pra se ter uma idéia, minha irmãzinha de 11 anos que odeeeeeeia história viu até o final comigo ;) hahah
    Se a Sra. quiser, inclusive, passar pra turma 3004, tenho certeza que todos ficariam muito felizes :)

    Yasmin Getirana - 3004

    ResponderExcluir
  17. Yasmim, vou procurar o documentário para passar para vocês no segundo semestre.
    Obrigada pela sugestão.
    Beijos Rita.

    ResponderExcluir
  18. Eu não sabia que o Nelson Mandela ficou preso por tanto tempo, mas aposto que foi injustamente.
    Já ouvi falar sobre o Apartheid, que era uma espécie de regime de segregação racial, onde os habitantes eram divididos em grupos raciais. O Apartheid gerou muita revolta, muita polêmica e muita violência, mas graças ao presidente Frederik de Klerk e ao Nelson Mandela, o Apartheid foi banido. Esse regime também acontecia nos Estados Unidos, até a revolta de Martin Luther King, que lutou para que isso não mais continuasse. Em muitos filmes antigos é possível ver um exemplo desse regime:nos ônibus haviam placas dizendo "apenas brancos" que separavam os lugares onde negros e brancos se sentavam. Era um absurdo o preconceito gritante daquela época. Mais absurdo ainda é saber que, mesmo vivendo num mundo moderno, o preconceito(coisa do passado) ainda exista.

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.