30 de set. de 2010

Exigência de documento com foto para votar cria novo clientelismo no Maranhão

Na véspera das eleições veja a matéria publicada no site da uol.
Parece que estamos no Brasil do início do século. A História é feita de mudanças e permanências. Neste caso os velhos vícios presentes na política escurecem a luz de nossa democracia conquistada a duras penas.

"A exigência de apresentação de um documento com foto, além do título eleitoral, para votar criou um novo mercado para o clientelismo eleitoral no interior do país.
No Maranhão, cabos eleitorais pagam o transporte para jovens de famílias de baixa renda tirarem a carteira de trabalho, e ficarem aptos para a votação. A oferta pressupõe o compromisso de voto nos candidatos que bancam a viagem.
A reportagem da Folha ouviu relatos dessa compra indireta de votos nos municípios de Cachoeira Grande e de Morros, situados a cerca de 100 Km da capital maranhense, na região conhecida como Vale do Munin, em referência ao rio que corta as localidades.
A estudante Silmara Cruz, 18, contou que ela e a irmã Cecília, 19, tiraram carteira de trabalho dessa forma, na semana passada. Ela disse que viajou com mais sete jovens a Axixá, um município vizinho, para obter o documento, com passagem paga por pessoa ligada ao grupo de Roseana Sarney(PMDB).
A jovem é aluna do segundo grau do Centro de Ensino Tancredo Neves, uma escola pública estadual com 580 alunos. A diretora adjunta da escola, Marizete Santos, disse que a maioria dos estudantes não tem carteira de identidade, nem CPF, o que, inclusive, impede a participação deles nos exames do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Dos 68 alunos que concluíram o ensino médio na escola, no ano passado, 30 ainda não retiraram o histórico escolar por falta de carteira de identidade, o que dá uma dimensão do problema.
Aleff Oliveira Reis, 17, aluno do 2º ano do ensino médio, também viajou a Axixá, para tirar carteira de trabalho, com passagem custeada pelo PMDB.
O jovem disse que não conseguiu o documento no próprio município, porque a prefeitura alegou que estava sem o material para a emissão da carteira de trabalho.
Davi Teixeira, 18, mora com a avó, um prima, um irmão e um sobrinho, a 5Km de Morros. Ele e a avó plantam milho, mandioca e feijão para subsistência da família. O jovem cursa o 3º do ensino médio e não tem carteira de indenidade, nem a de trabalho, mas defende a exigência de um documento com voto para votação, para evitar fraude.
Disse que a situação financeira da família é muito difícil, e ele não pode gastar R$ 35 para ir a São Luís tirar a carteira de identidade. Disse que daria o voto para presidente a Dilma Rousseff, por causa de Lula, e que está indeciso em relação à eleição para governador.
Em Cachoeira Grande, estudantes contaram que os cabos eleitorais pagaram viagem até São Luís para a obtenção de carteira de identidade, e que enviavam uma pessoa na véspera para obter as senhas par agilizar o atendimento ao grupo.
OUTRO LADO
A assessoria da governadora Roseana Sarney, que disputa a reeleição numa coligação de 16 partidos, negou haja dificuldade para obtenção de carteira de identidade e CPF no Estado.
Segundo a assessoria, o governo mantém 20 ônibus equipados com material necessário para emitir os documentos, circulando pelos municípios, e não haveria demanda reprimida".
fonte: http://www.uol.com.br/

11 comentários:

  1. é importante o documento pois aumenta a certeza que é vc mesmo que esta votando isso garante uma eleição mais longe de fraudes e roubos
    lucas siciliano
    3003

    ResponderExcluir
  2. Tenho problemas com a minha carteira de identidade também, depois que fiz anivesário em julho, tive que mudar a carteira, pois era menor de 18 anos. As vésperas da eleição minha carteira ainda não chegou. Não entendo como é o esquema de segurança, mas acho uma babaquisse. Não podem pedir para o povo levar a identidade, se não podem nos emitir.

    ResponderExcluir
  3. Acho muito certo isso professora..
    Só não sei por que demorou tanto para ter essa obrigação de documento com foto.. Assim também obriga quem não tem Documento oficial, a tirar um, para votar :)


    Leandro Barbosa Turma: 1001

    ResponderExcluir
  4. Como é maravilhoso saber que ainda existem órgãos que se preocupam com pessoas que são praticamente "excluidas da sociedade" e isso é muito importante, pois todos nós temos o direito de não só votar, mas também ter carteira de trabalho, identidade, CPF, o que acaba os impedindo de participar do ENEM! Seria legal se houvesse um apoio maior a essas viagens e uma atenção de mais pessoas a situações como essas!

    Taiana Medeiros T.: 1002

    ResponderExcluir
  5. Professora iso de se pedir dois documentos para votar é completamente desnecessário, afinal, se já tem que levar um documento com foto, para que se precisa de mais um. Tudo bem no caso do nome, mas a aparencia também ser igual já é demais, o título de elçeitor então, na minha opinião desnecessario para isso.
    Flávio Cruz Coutinho
    Turma: 1001

    ResponderExcluir
  6. Agora são dois documentos, isso gera uma burocracia, porque quando a pessoa foi tirar o título ela precisou de levar as documentações necessárias, sendo q o nosso país é desenvolvido nós usamos a maquina eletrônica, mas eles só deixaram para avisar em cima da hora, logo a pessoa que está desprevinida perde o seu direito de votar caso não consiga tomar as previdencias necessárias. Enquanto o Brasil continuar no comodismo acontecerá fatos como este. Ta hora de mudar Brasil !

    Islaine Araújo - 3003

    ResponderExcluir
  7. É interessante como cada vez piora a situação do Brasil. Toda hora aparace mais um jeito brasileiro de trapaciar.
    Será que vale a pena pagar a passagem de pessoas para tirarem o documento RG e/ou carteira de trabalho e ainda pagar passagem para votar no candidato corrupto que pagou estas passagens?
    O salário desse político tem que ser muito, mas muito alto para compensar o gasto que ele teve para ser eleito. Ou tem outra alternativa, de repente o salário não é tão alto, mas a facilidade que ele terá para tirar proveito do dinheiro público pode acabar com esse prejuízo.
    Sinto pena das pessoas que fazem isso, apesar de estar na situação de não ter condições de pagar sua própria passagem ele colabora para que tudo continue assim. Dessa forma nada evolui.
    Mas fazer oque? Brasil né..


    Bruno Marques
    1002

    ResponderExcluir
  8. Bom, eu acho muito certa esta exigência, porém desnecessário que sejam duas documentações. Isso obriga a quem não tem a documentação em dia á tirar e ser efetivamente parte da sociedade.

    Caroline de Lima Rieger-1001

    ResponderExcluir
  9. NOME: THAMARA ARAUJO Nº 19 TURMA: 3004

    Acho importantíssimo essa exigência de levar um documento com foto, pois como mostra no comercial o rapaz chega na festa de aniversário achando que a festa era pra ele mas não era, era pra outro rapaz com mesmo nome. Ou seja, houve um engano. A mesma coisa pode acontecer no dia da eleição pode haver fraudes e não vejo problema algum em levar um documento com foto, mais simples ainda seria levar identidade visto que é necessário ‘todo mundo ‘ tem e usamos para quase tudo o documento de identidade.

    ResponderExcluir
  10. Votei pela 1ª (primeira) vez esse ano, e acredito que, provavelmente, essa história de levar um documento oficial com foto além do título eleitoral, deve ter complicado a vida das pessoas que já estavam habituadas a levar só o título.
    Confesso que isso é muito bom, pois a pessoa não corre o risco de ser confundida, mas por outro lado, é ruim, pelo fato de ter de se preocupar com mais um documento. Eu adoraria se voltassem a colocar foto no título, como faziam antigamente. Seria muito melhor, além de ser mais conveniente e prático.

    Isabela Belo
    Turma:1002

    ResponderExcluir
  11. Olha eu não sei nem o que dizer a respeito. Mas, até que eu concordo com isso. Já tinha até visto esse assunto antes. Bom, essa eleição agora, eu fui votar pela minha primeira vez; eu quase desmaiei em frente a urna, estava muito nervosa, com medo, até errei um candidato lá, e fiquei desesperada, não sabia o que fazer; até que veio uma moça e me ajudou *-* Enfim, acho que com a foto fiquei mais nervosa ainda. rs'

    Gabriella Ramos Ribeiro Leite - 1001

    ResponderExcluir

Quando for escrever seu comentário tenha cuidado com a ortografia e gramática. Coloque seu nome completo e, se for o caso, a turma também.
Obrigada pela participação.
Brevemente seu comentário será publicado.